Janeiro Branco: Usuários do CAPS II visitam ateliê de J. Borges

Publicado em 25 de janeiro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: CAPS

Atividade Cultural é importante para que os usuários tenham contato com a cultura popular e recordem memórias afetivas

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Nova Vida tiveram uma manhã bastante especial e diferente do seu cotidiano. Eles foram visitar o ateliê de J. Borges, um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, proporcionado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação.

Dentro da programação do Janeiro Branco – “A vida pede equilíbrio”, foi proporcionado aos  usuários o contato com a cultura popular, onde puderam escutar e apreciar as histórias de J. Borges para estimular as memórias afetivas, além de aguçar o seu protagonismo em outros espaços, o que reafirmou o cuidado com a liberdade e o contato externo.

Um dos usuários do CAPS II em nome de todos os seus colegas e equipe, presenteou J. Borges com o artesanato confeccionado por eles, momento marcado por muita emoção e afetividade.

Para Sônia Maria, mãe de Emanuele, comenta sobre esse momento único e repleto de alegria: “Quero dizer que estou muito satisfeita. Em primeiro lugar quero agradecer ao nosso prefeito por proporcionar para nós, não só para a minha filha Emanuele, mas para todos do CAPS que estão sendo olhados de forma diferente. Estamos sendo privilegiados e homenageados por ser lembrados, porque ser mãe de filho especial para a gente é uma gratificação de ver o prefeito de nossa cidade fazendo tudo isso por nossos filhos”.

Borges é artista, cordelista e poeta brasileiro, demonstra seu carinho e explana seu sentimento em receber as pessoas em seu ateliê: “Eu fico muito satisfeito em receber muita gente. Foi para isso que eu trabalhei. Eu não trabalhei pensando em fazer sucesso, eu trabalhei pela minha manutenção, mas fiz o sucesso, fiz não, os amigos fizeram o meu sucesso a começar de Ariano Suassuna que disse que eu era o melhor do mundo. E aí eu fico satisfeito e principalmente, especialmente quando o pessoal é de Gravatá porque eu sou apaixonado por Gravatá”, disse.

Patrícia Silva, coordenadora do Caps, fala sobre esse momento proporcionado aos usuários do CAPS II: “Essa manhã aqui terapêutica com a cultura popular a gente deve ao apoio da Prefeitura de Gravatá, a gestão do prefeito Joselito que vem contribuindo com esse trabalho e fazendo valer o cuidado em liberdade como saúde mental. Então, com o apoio da gestão do prefeito Joselito a gente conseguiu trazer os usuários hoje para ter esse contato com um dos mestres da cultura popular, que é o J. Borges, onde os usuários estão tendo a oportunidade de interagir com o mestre, com o artista local e com a arte. Uma atenção muito especial onde a gente acredita que cuidar das pessoas é isso, é promover encontros feito esse”.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)