Joselito Gomes participa de entrevista na Rádio Clima relembra avanços importantes em Gravatá

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 14 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Conversa entre o prefeito e os comunicadores Clebson Amsterdan e Ivalda Pontes tratou de assuntos relevantes para a cidade

 

 

Os moradores da cidade de Gravatá ficaram atentos na Rádio Clima FM (98.5), na manhã desta quinta (14), para acompanhar a entrevista do prefeito do município, Joselito Gomes, aos radialistas Clebson Amsterdan e Ivalda Pontes, no programa matinal Jornal da 98.

 

Uma retrospectiva positiva abordou temas que mais interessam os moradores de uma cidade, como saúde, educação e infraestrutura.   

 

 

A conversa começou com o gestor municipal relembrando o início da possibilidade de ser, um dia, prefeito da cidade, algo que ele nunca almejou. “Sentindo que a população não estava apenas com uma carência material, mas principalmente afetiva, de atenção, escuta, cuidado, eu disse: aqui estou e me apresentei após o pedido das pessoas”. 

 

Joselito Gomes falou sobre o perfil de governo dele, com apoio político pela capacidade de diálogo e com a presença de uma equipe comprometida. 

 

Questionado sobre as dificuldades enfrentadas no início do mandato, Joselito Gomes citou a pandemia, a escassez de recursos, o cuidado com a saúde da população, o fechamento do comércio e a proibição de eventos em uma cidade turística.

 

 

A primeira área falada foi a saúde de Gravatá, que vê avanços importantes em apenas um ano e meio de gestão. Clebson Amsterdan perguntou e o prefeito ratificou a atenção especial a esta área, que é um direito de todo cidadão. “Foi o pedido número um das pessoas durante a campanha e claro que o momento também exigia essa atenção.  A referência foi o hospital, que tinha que melhorar em alguns aspectos, vimos o que precisava de mais imediato, como a UTI, que já deveríamos ter uma quantidade significativa de leitos já. Todo esforço foi feito junto ao Governo do Estado, com o secretário André Longo, com o nosso secretário de Saúde, José Edson, conseguimos os 10 leitos de UTI, além da Clínica da Mulher,da UPA, que era um pedido antigo”.

 

Os radialistas relembraram outras melhorias na área, como a reestruturação do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO e a implementação de exames. Ivalda Pontes perguntou se os moradores ainda pedem algo e o prefeito citou que o esforço agora é a manutenção de um serviço de saúde de qualidade. 

 

 

Geração de emprego foi outro assunto abordado,  com a fala dos radialistas citando alguns empreendimentos que chegaram na cidade a partir de 2021, quando o prefeito assumiu o lugar no executivo municipal, como a abertura do Novo Atacarejo, os Loteamento Solar Monalisa e Serra do Mel, o Condomínio Estrela da Serra e falou sobre o mais novo empreendimento que aporta em Gravatá: o complexo turístico da EP House Empreendimentos, formado pelo resort Golden Tulip Gravatá, condomínio Riviera Gravatá Residence e vinícula Riviera, que promete mais 1.200 empregos diretos e indiretos.

 

Referente à assistência social, foi relembrada a entrega do Residencial Riacho do Mel II às pessoas que mais precisavam de moradia digna e que tiveram que enfrentar um entrave jurídico, que foi destravado graças à equipe competente e da secretária de Assistência Social, Viviane Facundes. Outro destaque foi o atendimento descentralizado dos programas sociais nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

 

 

Clebson Amsterdan e Ivalda Pontes relembraram os prêmios recebidos recentemente de prefeito empreendedor e segundo lugar como cidade empreendedora pelo SEBRAE/PE. Segundo Joselito Gomes, “um dos carros-chefe do empreendedorismo em Gravatá é a construção civil e resolvemos colocar, em um único lugar, tudo o que o profissional dessa área precisa para alavancar seu empreendimento, dando celeridade, o empreendedor sente-se seguro, a transparência do trabalho e muitos sentiram vontade de iniciar ou retornar para cá”.  

 

Na educação, o programa Jornal da 98 destacou as obras das sete quadras em escolas municipais de Gravatá que não foram concluídas anteriormente e que estão sendo investigadas. “A secretária municipal de Educação, Ninha Professora, foi até o FNDE, em Brasília, e foi recomendada uma auditoria nessas obras. Dela, foram identificadas irregularidades e o FNDE veio também fazer auditoria. Uma nova reunião está marcada para saber como agir a partir de agora”. Ainda na educação, foram destacadas a inauguração da Escola Municipal Maria das Neves, após 20 anos de hiato, e das três creches, além da aquisição de ônibus escolares, aumento salarial dos professores, contratação de professores auxiliares e o fornecimento de merenda digna.     

 

 

Sobre infraestrutura, os apresentadores destacaram as obras no bairro Alpes Suíço, como a construção de quatro escadarias, a pavimentação da Rua Francisco Sobreiro e da Avenida Brasil, e o prefeito garantiu que as atenções estão sendo voltadas para as ruas da cidade. “O ideal seria que todas as ruas fossem pavimentadas, mas sabemos que alguns bairros quase  inteiros não têm calçamento, como Maria Auxiliadora, Alpes Suíço, Jardim Petrópolis, Salgadão. Começamos o trabalho como por exemplo na Rua da Batatinha, onde tivemos que fazer muro de contenção, porque as casas ficam abaixo do nível da rua. São 43 ruas, neste primeiro momento, que já temos recursos para realizar esse trabalho de pavimentação. Por isso estou prefeito, para transformar para melhor a vida das pessoas”.

 

Os apresentadores reforçaram que essas obras são um feito da participação da população com o pagamento do IPTU também e que a gestão municipal está facilitando para que as pessoas estejam regulares com o imposto. “A gestão precisa investir na cidade. No dia-a-dia temos uma despesa e precisamos desse valor para manter a cidade e fazer as obras. Muitos reclamam que pagam imposto, mas não tem a rua calçada. E eu pergunto: Por que esse bairro ainda não é calçado? O trabalho está continuando, estamos cuidando das estradas da zona rural e contando com apoio do governador de Pernambuco, Paulo Câmara“. 

 

 

A retomada dos eventos com o São João foi marcada por uma festa de paz e tranquilidade. “Começamos o ano de 2022 com muitas dúvidas, sem a realização de eventos até a Semana Santa, e o tempo para correr atrás do São João foi curto, mas contamos com a competência da equipe da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, assim como da comissão especial que foi formada. As pessoas me abordavam, assim como os comerciantes, dizendo que a festa estava maravilhosa e isso é muito bom para o nosso município. Graças à competência do nosso secretário de Finanças, Fábio Romero, fizemos a festa, mas com os serviços essenciais funcionando e o pagamento dos funcionários e fornecedores em dia”. 

 

Em um dos momentos da entrevista, o prefeito destacou que olha mais para o que falta fazer, do que para o que já foi feito. “Nossa missão é trabalhar e a maior autoridade é o eleitor, que fazendo sua avaliação, no fim de uma gestão, vai dar sua opinião através do voto. Minha missão é corresponder mais e mais as expectativas da população”.   

 

 

Para encerrar, os apresentadores leram algumas manifestações dos ouvintes, os quais elogiavam a entrevista e o trabalho do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes. 

 

Além de Gravatá, a entrevista do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, foi transmitida também pelas rádios Amaraji FM e Chã Grande FM.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS