O evento que acontece até 15 de março promete movimentar o cenário turístico e gastronômico da cidade, destacando a excelência gastronômica dos empreendedores locais
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto César Santos e o Sebrae Pernambuco, deu início nesta terça-feira (23) ao 1º Circuito Comida de Boteco de Gravatá, um evento que celebra o melhor da gastronomia de bares e botecos da cidade. A ação, que vai até o dia 15 de março, reúne 15 estabelecimentos, entre tradicionais e novos empreendimentos, oferecendo aos participantes uma verdadeira imersão nos sabores típicos da região.
Os restaurantes participantes e seus pratos do circuito são:
Bar e Petiscaria Cantinho do Urso: Caldinho da Ursa
Arena 232: Amendocharque 232
Chefe Gourmet: Tilápia Gangorra
Buteco 377: Matutada
Caldinho da Serra: Flor do Mar
O Chaplin Restaurante e Chopperia: Coração do Norte
Pedro do Almoço: Rabada com pirão, couve frita, vinagrete e arroz
Dudu Bar e Restaurante: Cupim à Cotunguba
Carlos do Bode: Sarapatelzinho Arretado
Pirata Bar e Restaurante: Mocofava do Pirata
Esquina do Arroxo: Bolinho de Costela
Serra e Mar: Tábua Serra e Mar
Salomé Bistrô: Costela Shlomit
A Feijoada Restaurante: Bolinho de Feijoada
Deck do Churrasco: Cupim ao molho de queijo e alho
A votação acontece pelo link oficial do evento (acesse aqui). Um QR Code também estará disponível nos estabelecimentos para facilitar o acesso à votação. A premiação ocorrerá no dia 15 de março, coroando os destaques do circuito.
O evento contou com o apoio de Rochedo, Santana Supermercado, Cachaçaria Costa, Chopp Babylon, AABB e Lightshow iluminação e estrutura para eventos.
Para o representante do Sebrae Pernambuco, Laudemiro Ferreira, a parceria com a Prefeitura de Gravatá é essencial para impulsionar pequenos empreendedores do setor de alimentos e bebidas. “A gastronomia ela acolhe, ela conta história, ela é o DNA da economia de algumas regiões e aqui são 15 empreendimentos que são a base da economia que cada um conta a sua história através do prato que está servido. O lançamento é hoje, mas tem toda uma proposta já que é circuito para que as pessoas circulem, visite os equipamentos, elejam e vejam aquele que é mais interessantes. A gente trouxe uma parceria com o Instituto César Santos, aproximando o chefe de cozinha ao chefe de cozinha do equipamento. Esse é o primeiro de muitos outros. Parabéns a Prefeitura de Gravatá”.
Já Luciano Roberto, presidente do Instituto César Santos, enfatizou a experiência enriquecedora de realizar mentorias para os estabelecimentos participantes e reforçou a relevância do circuito para o fortalecimento da gastronomia local: “A inciativa como essa é inovadora aqui no agreste, aqui na região e principalmente em Gravatá que é uma cidade que já tem um potencial turístico, porém você olhar para o pequeno empreendedor e ter uma gastronomia como elemento oportunizador, gerador de renda, de emprego é muito importante. Para o Instituto César Santos está sendo uma maravilha, a gente só tem a agradecer a gestão, ao SEBRAE e aos 15 estabelecimentos”.
Segundo Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, o evento já é um sucesso, destacando a importância da iniciativa para fomentar o turismo local e valorizar a gastronomia regional. “É dar visibilidade a esses restaurantes que são tão bons quanto esses maiores, que tem uma comida também tão boa. Gravata é a terra da gastronomia, quantas pessoas saem de suas cidades para jantar, para vir para Gravatá. E a gente está mostrando o que Gravatá tem de bom, não somente a cozinha italiana, mas também tem a comida de boteco, tem comida raiz e ficamos felizes pela adesão das 15 empresas. Agradecemos demais ao SEBRAE, ao Instituto Cesar Santos por todo o trabalho de mentoria e hoje é apenas o pontapé inicial”, destacou.
A cerimônia de abertura também contou com a entrega dos certificados do Curso de Harmonização de Cervejas Especiais e Cachaças Pernambucanas com Pratos Regionais, ministrado pelos consultores Williams Rodrigues (bartender e sommelier) e Edson Freitas (mestre cervejeiro). Outro momento especial foi a preparação ao vivo do prato Bacalhau da Serra, conduzida pelo Instituto César Santos, surpreendendo os presentes com um sabor típico e pouco conhecido da culinária gravataense.
O evento contou com a presença de secretários, executivos, servidores municipais, familiares dos participantes, além dos vereadores Aldo Lamassa e Cabritinha, que prestigiaram o início desta celebração gastronômica.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)