Leylane Moura brilha na Paralimpíada de Tóquio 2020 e orgulha Gravatá

Tags: ,
Publicado em 10 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Esportes e Lazer

A paratleta, que é recordista  brasileira nas modalidades arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dados, conseguiu o 5º lugar na competição mesmo após dois anos sem treinamento regular

 

Leylane de Castro dos Santos Moura, 27 anos, moradora de Gravatá há 13. Esta é a paratleta que está entre os cinco melhores do mundo, feito que encheu a cidade de orgulho.

A constatação veio com quinto lugar na participação dela na Paralimpíada de Tóquio 2020, nesta quinta-feira (02), nono dia de competições dos jogos mundiais.

A Prefeitura de Gravatá, como forma de homenagear a paratleta, proporcionou a transmissão da prova no auditório da Escola Técnica Estadual – ETE para a família dela, amigos e integrantes da gestão municipal do prefeito Padre Joselito Gomes. O vice-prefeito, Júnior Darita, fez questão de prestigiar e participar do evento.

O diretor de Esportes e Lazer, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá (SECTURCEL), Anderson Pedroza, falou porque a prefeitura teve essa iniciativa. “A ideia partiu no momento em que nós tivemos conhecimento da ida de Leylane a Tóquio. Fomos pegos de surpresa, porque não sabíamos que Gravatá tinha uma paratleta e ainda mais do porte dela. Leylane é recordista brasileira e panamericana, ou seja, uma estrela de grande magnitude. Na procura pela mãe da Leylane, Simone Castro, questionei porque elas não nos procuraram e ela disse que já tinha sido frustrada, em outras gestões, quando foi pedir um apoio mínimo, como transporte ou condições para dar um treinamento adequado e não obteve resposta. Com isso, surgiu o receio de pedir esse apoio para a nova gestão. Fiquei com o coração partido ouvindo essa história”.

Anderson completou que “Leylane sofreu um acidente quando era adolescente, ficou com essa deficiência e encontrou no esporte a sua salvação. Com isso, ela conseguiu ter uma melhora no repertório motor, conseguiu desenvolver mais o aspecto cognitivo e eu pensei imediatamente em fazer algo para tentar compensar essa falta que o município tinha para com Leylane. Por isso surgiu a ideia de juntar familiares, amigos, prefeitura, para acompanhar a participação dela na Paralimpíada de Tóquio 2020, pois a essa altura era o que restava para a gente: torcer. Nunca é tarde, tudo acontece no tempo de Deus, e nós, que fazemos parte da Secretaria de Esportes, estamos nas alturas com esse feito de hoje”. 

Simone Castro, mãe de Leylane, falou da emoção de ver a filha levar o nome de Gravatá tão longe. “Primeiro, o orgulho é imenso. Sabíamos que Leylane terminaria nessa colocação pelos números que a gente já tinha, o pessoal de fora é muito forte, foram praticamente dois anos parada por causa da pandemia treinando em casa, comigo, sem academia, sem treino de força, apenas alguns lançamentos, e chegar a uma Paralimpíada em quinto lugar foi um resultado muito bom. Ficamos muito felizes com a participação dela, fiquei mais ainda porque vi que a seleção aprovou, porque ela poderia ter ficado abaixo, como muitos que estão lá e cuja expectativa era melhor do que a de Leylane”.

Simone finalizou falando do apoio da Prefeitura de Gravatá. “O apoio da Prefeitura foi essencial neste momento, porque mostrou que está junto, dando o suporte independente do resultado, ano que vem tem o mundial, daqui a pouco tem Parapan, Olimpíada de novo e Leylane não pode chegar despreparada como ela estava. Ela tem muito potencial e isso tem que ser explorado. Fiquei surpresa com o apoio que ela recebeu nas redes sociais, através da Prefeitura. Agradeço demais a Anderson, a Darita, ao Padre Joselito, por todo apoio que vem dando e espero que daqui para frente seja tudo diferente para ela. Uma coisa é você caminhar sozinho e outra é ter o suporte de algumas pessoas fortes do seu lado”.

Além da Escola Técnica Estadual – ETE, que cedeu o auditório para a transmissão da participação de Leylane nos jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, o evento contou com a parceria da Odonto Vitória, do Planeta Botton, do Panda Gourmet e da Cafeteria Gravatá.

Uma atleta brilhante – Recordista brasileira, Leylane Moura está entre as melhores do mundo desde 2016 e conquistou medalha de prata nos jogos Parapan-Americanos em 2019, em Lima, no Peru, na categoria arremesso de peso F33 (para paralisados cerebrais que competem sentados). Leylane é pentacampeã brasileira nas três modalidades: arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dados. Há seis anos ela ingressou para o atletismo e, dedicada, esforçada, tem se destacado nas competições. Ela também é bolsista e atleta do Time PE, do Governo do Estado.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS