Mais de 300 profissionais da educação passam por capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Publicado em 19 de abril de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

São dois dias de formação para que os professores adquiram mais conhecimentos sobre o autismo

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, realiza capacitação para mais de 300 profissionais da educação, como professores da educação infantil ao 5º ano, profissionais do apoio da inclusão e educadores sociais, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Com o aumento de alunos com autismo nas escolas da rede municipal, a educação, o acolhimento e o conhecimento devem estar aptos para atender essas crianças. Desta maneira, essa formação tem duração de dois dias e seu objetivo é gerar diálogo, conhecimentos mais aprofundados sobre o autismo, seu transtorno específicos e suas comorbidades. Assim, esses profissionais estarão capacitados. 

 

Maria Aparecida, professora auxiliar do TEA, opina sobre a capacitação: “Eu estou gostando muito porque é uma área de qualquer forma, para a gente é sempre um conhecimento novo. E a gente sabe que o tempo está cobrando muito da gente esse suporte que a sociedade precisa”.

 

Em parceria com a clínica Conectar, a coordenadora Rita de Cássia, comenta sobre a importância de dialogar e trazer conhecimentos aprofundados: “Eles estão na linha de frente recebendo essas crianças para esse professores de aprendizagem. A gente sabe que não é fácil, temos que estar em constante busca, em constante capacitação, para que a gente tenha a informação e diminua o preconceito que é como traz o tema deste ano da campanha. Então, isso é um ponto inicial para gente levar essas informações para os professores”. 

 

Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva, fala sobre a gestão municipal proporcionar mais conhecimentos aos profissionais da educação: “É uma parceria nossa com a clínica Conectar e é um momento rico porque vai trazer formação para esses professores sobre como acolher e como lidar com alunos com autismo. É uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação e pela Prefeitura de Gravatá que tanto se importam, que tanto luta pela inclusão dos nossos alunos”.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS