Março Lilás: Secretaria da Mulher finaliza série de atividades sobre direitos, conquistas e lutas do gênero

Tags: , ,
Publicado em 31 de março de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Em momentos proporcionados na EREM Devaldo Borges e na Escola Edgar Nunes Batista, alunos e professores puderam se aprofundar sobre assuntos pertinentes relacionados à mulher e à luta pela igualdade de gênero

Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher – SECMULHER, finalizou a série de atividades alusivas ao 8 de março, dentro do Março Lilás, com temáticas voltadas às conquistas, direitos, lutas e lacunas que precisam ainda de muita batalha para que seja assegurada a igualdade de gênero e o fim da cultura de violência contra às mulheres.

Pela manhã os alunos da EREM Devaldo Borges e à tarde os alunos da Escola Edgar Nunes Batista, bem como alguns professores e funcionários, puderam aprender em diálogos com os esclarecimentos trazidos por Iana Paula e Juliana Vieira, respectivamente advogada e psicóloga da SECMULHER, acerca do papel da mulher na sociedade, as definições de abuso, assédio e importunação sexual, bem como os tipos de violência que a mulher pode sofrer e o histórico jornalístico, político e legislativo da desigualdade à busca pela igualdade, passando por momentos trágicos pelos quais passaram mulheres ao longo da história.

Em instantes de troca de saberes e percepções entre palestrantes e espectadores, alunas e alunos responderam, indagaram e contribuíram com o diálogo. Lethícia Rauãny, estudante da 3ª série do Ensino Médio da EREM Devaldo Borges, avaliou a troca de conhecimentos com a gestão municipal. “São coisas que nós vivenciamos na nossa realidade e trazer isso à tona é de extrema importância, porque aí a gente pode despertar nos alunos o que poderia, por exemplo, ter passado despercebido, mas que agora tem esse cuidado. Então é de extrema importância também que a gente fale sobre esse assunto, porque é a nossa realidade e infelizmente isso circunda nosso ambiente escolar. A palestra foi muito proveitosa e acredito que a partir de tudo isso muitos alunos sairão daqui com esperança e novos conhecimentos sobre o assunto a fim de ter uma melhor resolução para os problemas.”

Iana Paula fala sobre a contribuição com o pensamento crítico e a possível mudança de atitudes e percepções por parte dos alunos. “Foi extremamente gratificante. Fizemos palestras em várias escolas e a percepção que eu tenho é que o pensamento em prol da igualdade de gênero, apesar de ainda ter muito o que avançar, ele vem se disseminando totalmente entre os estudantes, o que é muito importante e gratificante de se ver. Focar na educação não sexista, a educação para a igualdade de gênero é o melhor caminho pra criar uma sociedade em que homens e mulheres sejam realmente iguais em direitos e oportunidades, e principalmente de disseminar a consciência coletiva,  responsabilidade que todos nós temos de construir uma sociedade livre de machismo.”

A secretária da Mulher, Ester Gomes, feliz por esse mês de contribuição com a construção do pensamento coletivo de igualdade, fala sobre o encerramento da série de palestras do Março Lilás. “O mês de março foi um mês de intensas atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Gravatá, através da Secretaria da Mulher, e culminamos hoje com mais dois momentos importantes. A SECMULHER, através de sua equipe, fica muito feliz por termos feito uma maratona em alusão ao Dia Internacional da Mulher e dessa forma nós promovemos várias atividades, dentre elas, live, encontro com as profissionais do sexo, encontro com as mulheres que atuam na parte de limpeza urbana, com as mulheres agricultoras e o fechamento foi muito expressivo que foi a  assinatura dos termos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Gravatá e o Ministério Público de Pernambuco. Nosso sentimento é de muita alegria e de grandes realizações, através das atividades realizadas e fazemos o fechamento do mês de março nesse espírito de alegria, de satisfação, do sentimento do dever cumprido e, sobretudo, o início de tantas outras atividades que se darão de forma contínua e efetiva, Essa é a nossa grande alegria e de fato a gente pode reafirmar que essa gestão tem um compromisso firmado com as pessoas.”

Dentre tantos conhecimentos adquiridos, entregues e compartilhados, ficou uma certeza: 8 de março mão é sobre romantizar o papel da mulher na sociedade com flores e mensagens, mas sim sobre a luta das mulheres ao longo da história da humanidade pela igualdade de gênero e o direito de serem humanas respeitadas, valorizadas e dignas, como todo o humano deve ser e essa é a luta e o compromisso da gestão municipal do prefeito Joselito Gomes.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva e Ednaldo Lourenço (SECOM)