Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Gravatá (CAE) tomaram posse nesta terça-feira (26)

Publicado em 26 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

O objetivo do CAE é para que os membros possam fiscalizar no que diz respeito a merenda escolar do município 

 

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Gravatá (CAE) tomaram posse na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Educação.

 

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Além de que, seu principal objetivo é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Município para que assim o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possa ser executado.

 

Na ocasião, foi pontuado a importância dos membros  em fiscalizar, cobrar da gestão para que os recursos sejam utilizados de forma correta no que diz respeito a merenda escolar do município e que a população fique ciente de onde vem e para onde vai.

Após tomarem posse todos os membros se reuniram para definir quem seria o Presidente do CAE, que foi a professora Rejane Magaly.

 

A secretária de Educação, Ninha Professora, comenta: “Nos encontramos aqui para dar posse ao novo conselho da merenda que é o CAE, dizer da parceria que temos com o Conselho, que estamos sempre à disposição, que o nosso trabalho na Secretaria de Educação é de transparência. Estamos investindo mais de 30% na agricultura familiar e isso está aqui e mostra que é um governo que trabalha com transparência”.

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá fala da importância desse Conselho: “Hoje na Secretaria de Educação, participei da Posse do Conselho da Alimentação Escolar, muito importante a existência e o funcionamento dos conselhos, só assim teremos uma participação cada vez mais ampla da população na gestão. E no quesito merenda escolar é importante que haja um acompanhamento, o modo como todo esse processo acontece, da onde vem para onde vai. Se a qualidade, quantidade e o atendimento estão de acordo com o que nós propomos e a própria legislação determina e orienta. Assim queremos trabalhar, com transparência, tranquilidade e segurança, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 

Segue a lista com os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar para o exercício de sua função de 2021 até 2025:

 

Representantes do Poder Executivo: a titular, Josilene da Silva, e a suplente Joselma Melo;

 

Representantes dos Profissionais da Área de Educação: os titulares, Rejane Maia e Marcos Ferreira, e as suplentes Joelma Carvalho e Alcileia da Silva;

 

Representantes dos Pais e Estudantes da Rede Municipal de Ensino: as titulares, Érica da Silva e Maria Lúcia Espindola, e as suplentes, Maria Carla da Silva e Nayara Maria de Melo;

 

Representantes da Sociedade Civil Organizada: os titulares, Samy de Lemos e José Maria da Costa, e os suplentes, Fernanda de Cássia e Reginaldo Bernardo.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS