Desta segunda (23) até a quinta (26), os CRAS da cidade receberão aulas de assuntos relacionados ao tema, mote do mês de agosto
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realiza minicursos dentro da programação do Mês da Primeira Infância nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade.
Mães experientes e de primeira viagem atendidas pelo Programa Criança Feliz, além de visitadoras do programa, participam desses minicursos.
Nesta segunda-feira (23), a aula aconteceu no CRAS III, com o minicurso “Cuidados com o Bebê”, com a enfermeira Elaine Cristina Ferreira, que apresentou, de forma didática, assuntos relevantes para as mães, como amamentação, alívio de incômodos (como cólicas) e vacinação.
Virgínia Paula, 39 anos, foi uma das participantes do minicurso desta segunda (23). Ela está grávida de 31 semanas de um menino e opina sobre o aprendizado. “Achei uma oportunidade muito boa e temos mais que aproveitar. Eu já tenho três filhos: um com 17, outro com 14 e mais um com 10. Mesmo sendo experiente, sempre é bom aprender mais”.
A enfermeira Elaine Cristina Ferreira foi a facilitadora do minicurso. Ela disse que “essa parceria tem sido muito importante, porque é uma forma de conhecimento, não só delas, como nós profissionais. A gente oferta o que a gente sabe e a gente acaba aprendendo também. Esse comprometimento da gestão, envolvendo as Secretarias de Assistência Social e Juventude e de Saúde, pela primeira infância”.
O coordenador do Programa Criança Feliz em Gravatá, Josinaldo Leão, falou sobre a programação ao longo dessa semana. “Nesta terça (24), teremos o minicurso A Importância de Brincar na Primeira Infância; na quarta-feira (25), Outros Tempos, Outras Infâncias; e na quinta (26), teremos Como Trabalhar a Inclusão na Primeira Infância. Será uma semana bastante produtiva, quando já estamos encaminhando para o final desse Mês da Primeira Infância e que foi bastante positivo para os visitadores, para os usuários e para toda Gravatá”.
Duas gestantes participantes do minicurso que estão com a gravidez avançada puderam receber uma pintura especial. Trata-se da arte gestacional, que é uma técnica de transformar a barriga da gestante em telas de pintura. O trabalho foi realizado pela enfermeira Evandrielly Lyzandra.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)