Mulheres do bairro Alpes Suíço recebem ação do Outubro Rosa na USF Ricardo Valmir

Publicado em 19 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Objetivo desta ação é passar informações às mulheres sobre o autoexame e prevenção do câncer de mama e de colo do útero

 

A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Ricardo Valmir, promoveu, nesta terça-feira (19), uma manhã de conhecimentos sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

 

Foi preparada para a comunidade uma roda de diálogos para ouvir as dúvidas da população assistida na USF.

 

Além disso, foi feito um apelo às mulheres para que elas não deixem de se tocar, que não tenham vergonha ou timidez, que olhem para o seu corpo com mais amor, para que possam verificar se está tudo bem e se algo for encontrado, possa ser diagnosticado o mais cedo possível por um profissional.

 

Os agentes da USF, que estão preparados para atender e dar todo o suporte necessário à população assistida,  ensinaram às mulheres a fazer o autoexame e apresentaram outros sintomas de alerta como dor, a mama mais rígida, inchaço e uma mama maior do que a outra.

 

Ana Lúcia, dona de casa, participou desse momento e disse: “Gostei bastante desse momento, foi importante, aprendi bastante e vou me prevenir”.

 

Gerbson Nascimento, agente de saúde, explica que “é de grande importância a gente estar enfatizando nesse mês de outubro o combate ao câncer do de útero e ao câncer de mama. Mesmo com todas as ações promovidas durante esse mês e no decorrer do ano, a gente ainda vê uma grande resistência na comunidade mesmo com todas as informações de redes sociais e outros veículos de comunicação, a gente ainda ver um tabu as mulheres ainda são muito tímidas para fazer a prevenção, a fazer o autoexame. E nós aqui do Ricardo Valmir estamos com uma equipe altamente capacitada. É de grande importância esse evento e a gente tem que se prevenir todo ano”.

 

A enfermeira chefe da USF Ricardo Valmir, Evandrielly Lyzandra, comenta a importância deste dia: “O mês de outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e nós da Unidade de Saúde do Ricardo Valmir fizemos uma roda de diálogo para abordar esse tema para a comunidade assistida, ressaltando também a importância da prevenção do câncer do colo de útero. As pacientes têm que conhecer seu corpo, fazer o autoexame.  Essa é a gestão do prefeito Joselito Gomes, compromisso com as pessoas”. 

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS