Na Clínica da Mulher pacientes recebem atendimento com mastologista que reforça o cuidado nesse período de conscientização para prevenção do Câncer de Mama

Tags: , , ,
Publicado em 09 de outubro de 2021, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Todas as sextas-feiras as mulheres de Gravatá contam com atendimento com a mastologista, os encaminhamentos acontecem nas Unidades de Saúde da Família

Durante o ano inteiro, as Unidades de Saúde da Família de Gravatá realizam atividades de orientação e conscientização sobre o cuidado e a prevenção às diversas doenças. Depois de passar pelo setembro amarelo, neste mês de outubro, as unidades trabalham a conscientização para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Na Clínica da Mulher, diversos especialistas atendem as demandas que são encaminhadas das USFs. O atendimento com a mastologista, uma das especialidades, acontece sempre às sextas-feiras.

A médica mastologista, Vanessa Honório orienta às mulheres de Gravatá para esse cuidado. “A gente visa conscientizar a população, no geral as mulheres, quanto a importância da realização dos exames de rastreio com o objetivo de detectar o Câncer de mama ainda no início e com isso, aumenta a taxa de cura e o tratamento muito menos agressivo. A maior parte dos pacientes têm nódulos benignos, graças a Deus, mas também já identificamos casos de pacientes com câncer de mama e com isso já direcionamos para iniciar seu tratamento”.

 

Seguindo as orientações médicas, o autoexame, o cuidado, deve iniciar ainda em casa. “A mulher tem que se conhecer para caso venha ter alguma alteração na sua mama ela já procurar um profissional especialista e também deve realizar seus exames de rastreio. Então as mulheres a partir dos 40 anos têm que realizar mamografia anualmente. Essa é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia mas, o Ministério da Saúde orienta realizar a partir dos 50 anos a cada dois anos”.

 

Vanessa Honório também chama atenção das mulheres que tiveram casos da doença na família: “A mulher precisa de uma atenção especial porque aí esse rastreio já começa mais cedo, daí deve ser individualizada. Então quem tem casos na família, procure também o especialista para ter o atendimento já direcionado focado nessa história familiar”, conclui.

 

A autônoma, Simone Medeiros esteve pela primeira vez na Clínica da Mulher, para ser atendida pela mastologista e aprovou o atendimento e estrutura do local. “Fui fazer primeiro uma ultrassonografia para mostrar à medica do posto de saúde, do posto fui encaminhada para a Clínica da Mulher e hoje fui atendida pela mastologista daqui, para ver meus exames. Fui muito bem atendida viu, parece ser uma clínica particular. Ótimo atendimento daqui, perfeito”.

A Clínica da Mulher de Gravatá está localizada na Rua Duque de Caxias, 38, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h às 16h e os encaminhamentos são marcados nas Unidades de Saúde da Família.

 

Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS