NAEF de Gravatá recebe reforço de estudantes de psicologia da UNIVISA 

Tags: , , , , , , , , ,
Publicado em 11 de outubro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Parceria é uma via de mão dupla em que alunos da Rede Municipal de Ensino e estagiários da universidade vão trocar experiências de suporte e aprendizado mútuas

 

 

A educação de Gravatá dá mais um passo importante na vida de alunos da Rede Municipal de Ensino e de nível superior. 

 

 

O Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares – NAEF e a Associação de Ensino Superior de Vitória de Santo Antão – UNIVISA firmam parceria para o cumprimento de estágio obrigatório de psicologia no próprio município onde esses estudantes universitários residem.

 

 

A apresentação dos sete estagiários gravataenses que darão suporte ao núcleo foi realizada nesta terça (11), no auditório da Secretaria de Educação, onde também foram apresentados os grupos com quem esses estudantes universitários vão trabalhar. 

 

 

A professora orientadora da disciplina de estágio da UNIVISA, Agrailze Cordeiro, explicou que “esse é um estágio obrigatório de 48 horas em escolas e a coordenadora de estágio da UNIVISA, professora Alcina, conseguiu fazer essa parceria com a Prefeitura de Gravatá exatamente para que os nossos alunos possam ter essa oportunidade e consigam realizar os estágios obrigatórios e curriculares. No momento, sete alunos de psicologia estão precisando começar esse estágio em campo. Essa parceria facilita e contribui muito para que o aluno não precise se deslocar da sua cidade para cumprir essa etapa obrigatória e concluam o curso”.  

 

O coordenador do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares (NAEF) de Gravatá, Marivaldo Vilar, destaca essa parceria. “É uma inovação da gestão do prefeito Joselito Gomes, um suporte com psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos que estão em cada território e hoje, essa parceria com a UNIVISA, de estagiários de psicologia, com possibilidade de ampliação por causa do alto número de estudantes com ansiedade e conseguimos chegar mais perto com essa parceria. É um diferencial, pois Gravatá é o único município que tem esse trabalho. A onda é essa hoje: compreender a família, ter esse diálogo família-escola, esse é um salto muito alto para Gravatá. Essa é a verdadeira educação que cuida das pessoas, preparando a família para cuidar dos seus filhos e entender essa complexidade da juventude e estamos com esse olhar. Além disso, queremos unir com essa parte acadêmica da universidade, que tanto ela fornece a prática e nós chegamos com a questão prática”

 

A secretária executiva de Educação de Gravatá, Joselma Melo, esteve na apresentação representando a secretária municipal da pasta, Ninha Professora, e falou no discurso que “quando Ninha teve essa ideia, nós acolhemos e sabíamos da importância que teria para o nosso município, para o trabalho que tem sido realizado de apoio psicológico, pedagógico e também dos assistentes sociais em cada ambiente escolar. Contar com vocês da UNIVISA é de grande valia para todos nós. Queremos dar passos nessa parceria para que possamos atingir mais pessoas porque a necessidade é grande. Apesar do grande número que já está sendo atendido, vemos que a demanda é maior e precisamos desse apoio desses estudantes conosco para que haja o engajamento da escola com os alunos, os familiares e os estagiários. Desde já, o nosso muito obrigado e estamos satisfeitos por vocês estarem unidos com o mesmo objetivo para que haja ganho na nossa Rede Municipal de Ensino. Obrigada a UNIVISA por ter vindo aqui e ter dado as metas que vão direcionar esse trabalho”.  

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS