Natal de Gravatá: primeiro dia de apresentações é sucesso de público local e de outras cidades

Tags: , , ,
Publicado em 17 de dezembro de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Com o tema “A Caminho do Amor”, numa programação dividida em três atos, praças e Polo Moveleiro iluminados, história do natal é contada de forma lúdica para encantar todas as gerações

 

Gravatá é destino certo o ano inteiro para quem ama o melhor da gastronomia, do turismo rural e de aventura, do artesanato, da natureza e dos eventos. Com um povo hospitaleiro e muito acolhedor, a Suíça Pernambucana fideliza os visitantes que vêm de todos os lugares para conhecer a cidade, que é o centro das atenções de quem viaja pela região.

 

 

 

 

Os eventos gravataenses são um espetáculo à parte e o Natal de Gravatá é um grande sonho contado numa mega estrutura que traz para a rua teatro, dança, música e as mais diversas manifestações culturais e artísticas. Depois de dois anos sem a grande festa natalina por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (SECTURCEL) presenteia a todos com o espetáculo “A Caminho do Amor.”

 

Com apresentações divididas em três atos, os espectadores irão encontrar apresentações de balé a partir das 17h na Praça Rodolfo de Moraes (praça da prefeitura), com uma escola de dança por dia. Depois, às 18h, na mesma praça, inicia-se o espetáculo teatral “A Escolhida”, apresentado pelo Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste (ICETAG) em um cenário especialmente montado para a história. Logo após, às 19h, o público se dirige ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar para o espetáculo aéreo “O Reencontro”, com palco com visão 360º, palco com telão de led, palco de apoio, camas elásticas, balé aéreo e muita magia para contar a história do natal com realização do Movimento de Dança Wanderson José.

 

 

O primeiro dia de apresentação se deu na sexta (16) e consagrou o sucesso da mega produção. Isso foi refletido no público que se fez presente em grande quantidade e que é apoiado por dois camarotes de acessibilidade (um na praça e outro no pátio) e interpretação em Libras.

 

 

As apresentações começaram com a Escola de Ballet e Danças Fyamma Gabriella, com o espetáculo “Sonhos de Uma Noite de Verão”, seguida pela contextualização da história do nascimento de Jesus, pelo ICETAG e finalizadas com o espetáculo apresentado pelo MDWJ, que esse ano trouxe danças, acrobacias aéreas e várias outras intervenções para contar uma história que passa pelas quatro estações e homenageia gravataenses que partiram ao longo desses dois anos de distância entre espetáculo e público.

 

 

Wanderson José, coreógrafo e diretor do espetáculo, detalha como foi pensado o roteiro e como é a estrutura do evento. ”É uma alegria imensa, depois de dois anos, a gente poder voltar a esse pátio com um espetáculo maravilhoso que é ‘A Caminho do Amor’, que envolve pessoas da cidade, nós temos mais de 100 bailarinos no palco, uma produção entre aéreo e chão de mais ou menos 50 pessoas. Na faixa de 150 pessoas estão participando do espetáculo. Uma estrutura diferenciada dos outros anos, nós estamos com um 360º ainda maior para trazer para essas pessoas a importância do maior amor do mundo. Essa é uma nova estrutura com mais tecnologia, mais adereços de cena, com coisas mais grandiosas. Sobre a construção do roteiro, houve uma grande participação do nosso prefeito Joselito e da primeira-dama Viviane, nós tivemos vários encontros e ele nos falou da importância desse amor e do que ele queria que as pessoas sentissem através desse amor, sem esquecer do presente maior que é Jesus e tudo isso culminou nessa produção.”

 

Esse evento fecha toda a programação anual dos eventos em Gravatá. Jaime Prado, secretário da SECTURCEL, afirma que “após dois anos de pandemia da Covid, estamos retornando com esse espetáculo que é uma marca de Gravatá, uma referência no Nordeste e nós, com os esforços da administração municipal, iluminamos a cidade, colocamos esse show de volta ao roteiro de Pernambuco e, mais do que isso, nós colocamos também peças teatrais com grupos de dança locais, valorizando a nossa cultura e o nosso teatro. Nós estamos voltando, tomando a retomada do nosso turismo em Gravatá a partir do natal.”

 

O prefeito Joselito Gomes, que participou ativamente da criação do espetáculo do Natal de Gravatá, fala da satisfação de ver tudo pronto. “Estamos hoje com muito prazer, muita alegria, fazendo a abertura oficial do Natal de Gravatá – A Caminho do Amor. A cidade se revestiu de luz, de cores, de brilho e temos o espetáculo dando destaque à figura maior e mais importante do natal: Jesus, o Filho de Deus. Às 17h, na praça da prefeitura, temos o início da apresentação e é importante que você possa participar, seus familiares, conhecidos, pessoas de outras cidades, sempre bem-vindos e bem-vindas. E terminando o momento na praça, seguimos para o Pátio de Eventos. Há uma continuidade, o que foi apresentado na praça, terá sua continuidade no pátio, para que você entenda, acolha, compreenda a mensagem, é importante que você esteja participando dos dois momentos. E assim, diariamente, eu, você, nós e a humanidade somos convidados pelo menino-Deus, Jesus, a seguir o caminho do amor. Venha para Gravatá, venha participar, a festa é bonita, a festa é nossa.”

 

Natal de Gravatá – A Caminho do Amor, seguirá com sua programação pelos dias 17, 18, 22, 23 e 25 de dezembro, sempre a partir das 17h.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS