USF Maria Auxiliadora prepara uma roda de diálogos e conversa com os homens da comunidade sobre a importância de se cuidarem
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, prepara ações em combate ao câncer de próstata, Novembro Azul, nas Unidades de Saúde da Família na Zona Urbana e Rural do município.
Nesta terça-feira (08), na USF Maria Auxiliadora, a enfermeira Lane Santiago e o dentista Reynolds Victor, realizaram uma roda de diálogos com conhecimentos, esclarecimentos e informações para os homens da comunidade. Na ocasião, também foi reafirmado o autocuidado, a importância de mudar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas.
Para Edvaldo José de Lima, 57 anos, comerciante, é importante que essas ações aconteçam para que os homens saibam a importância de se cuidar. “Achei muito interessante porque o novembro azul é muito importante para todas as classes de homens porque eles deveriam procurar todos os anos. A gente sempre tem que se prevenir. As mulheres se previnem e os homens também tem que se prevenir”.
A enfermeira da USF Maria Auxiliadora, Lane Santiago, comenta que: “É um tema muito importante, os homens precisam se cuidar, precisam vir anualmente a partir dos 50 anos para realizar os exames do PSA, o toque retal, para que seja diagnosticado precocemente o câncer de próstata, coisa na qual, na maioria da vezes, são diagnosticados tardiamente e dificulta o tratamento. Então, isso é um momento importante para que a gente possa compartilhar experiências e falar sobre a importância do combate ao câncer de próstata”.
“Dia D” da Saúde do Homem: No dia 17 de novembro todas as Unidades de Saúde da Família da Zona Urbana estarão realizando atendimento estendido das 17h às 20h.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)