Novembro Azul: USF Lagoa do Fernando esclarece aos homens da comunidade sobre a prevenção do câncer de próstata

Publicado em 17 de novembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Prevenção do câncer de próstata, exames e incentivo a uma qualidade de vida foram temáticas abordadas na ocasião

 

Uma manhã enriquecedora e informativa, é assim que podemos descrever a palestra que aconteceu na Unidade de Saúde da Família Lagoa do Fernando, para os homens da comunidade nesta quarta-feira (17).

 

O momento foi bastante esclarecedor sobre a prevenção do câncer de próstata que, atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o que mais mata no país.

 

Também foi pontuado que no mês de novembro existe a necessidade de enfatizar a saúde do homem para que os mesmos se cuidem, se olhem com mais amor e procure o médico para realizar seus exames anualmente como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque prostático em homens acima de 45 anos, podendo assim detectar qualquer problema antes.

 

Alguns sintomas devem servir como alertas para o desenvolvimento da doença, entre eles podemos destacar a dor ao urinar, presença de sangue na urina, ida frequentes ao banheiro, náusea, vômito e perda de peso.

 

Leocádio Manoel dos Santos tem 74 anos, participou deste momento e disse: “Foi uma coisa muito boa para a gente porque a gente aqui no sítio não tem essas coisas. Se for assim todo final de ano é uma boa, porque eu não estava vindo, mas agora eu vou vir toda vez porque eu gostei muito da palestra. Estou me cuidando demais”.

 

A enfermeira da USF Lagoa do Fernando, Silvana Oliveira, fala sobre o mês de prevenção do câncer de próstata: “Preparamos este novembro azul para os homens de Lagoa de Fernando com toda equipe ACS, médico, fisioterapeuta, e lembrar a eles que não só o novembro azul, essa data de hoje, e que estamos aqui com a equipe para atendê-los todo o ano. Os homens da comunidade de Lagoa do Fernando tem que se cuidar devido ao câncer de próstata e estamos aqui como atenção primária. Estamos aqui para esclarecer a eles sobre o conteúdo e programática. Homens de Lagoa do Fernando, se cuidem!”.

 

Marco Viegas é médico da USF Lagoa do Fernando explica que: “Estamos aqui na Lagoa do Fernando fazendo mais uma campanha do SUS junto ao Ministério da Saúde, dessa vez o novembro azul chamando todos os homens da comunidade, alertando para eles a importância de fazer a avaliação de rotina porque o câncer de próstata é um dos maiores causas de morte por neoplasia no Brasil. A gente sempre fala aqui da importância dessa avaliação, estamos sempre conversando com eles de forma aberta e espontânea e é muito bom estar com todos aqui, ajudar e fazer essa campanha maravilhosa”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS