Na tarde deste domingo (24) o prefeito Joselito Gomes esteve reunido no gabinete com secretários municipais, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para definir ações conjuntas em pontos de aglomeração
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes convocou para uma reunião extraordinária, na tarde deste domingo (24), secretários municipais e órgãos de segurança. Depois de eventos ocorridos em pontos de aglomeração no município, as ações que já acontecem na cidade, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária e Polícia Militar, serão reforçadas.
Estiveram presentes o chefe de Gabinete, Lucas Noia, os secretários municipais de Segurança e Defesa Civil e de Comunicação Social e Imprensa, Gilmar Oliveira e Rodolfo Lima, respectivamente, e o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva e os policiais militares da 5ª CIPM, sargento Cristóvão e o cabo Felipe.
Entre os assuntos discutidos, as aglomerações em pontos de aglomeração nas vias públicas, a exemplo da Avenida Joaquim Didier e calçadão, além de estabelecimentos comerciais.
A Polícia Militar, parceira da Prefeitura de Gravatá em ações de fiscalização e orientação à população e estabelecimentos comercias, informou que as rondas serão intensificadas a partir das 18h, para evitar possíveis aglomerações, eventualidades como as recentes confusões, e comércio ou consumo de bebidas alcóolicas para menores como explica o sargento Cristóvão. “O trabalho da PM aqui em Gravatá é realizado em forma ordinária mas, com tudo, hoje a partir das 18 horas, estaremos no reforço do efetivo na avenida Joaquim Didier para coibir essas ações que estejam às margens da lei. Teremos o efetivo com o apoio da Guarda Municipal e estaremos fiscalizando, como sempre, o serviço ordinário da PM. Haverá a intensificação desse serviço, já que a Polícia Militar trabalha 24 horas por dia, sempre coibindo as pessoas que a margem da lei tentam trazer esses crimes parar para sociedade gravataense”.
O secretário de Segurança e Defesa Civil, também explica a ação conjunta por parte da GCM: “Desde o começo do ano a Guarda Municipal vem trabalhando em conjunto com a Polícia Militar realizando diversas operações, não só na cidade de Gravatá mas, nos distritos de Mandacaru Uruçu. Contamos também com o apoio da Vigilância Sanitária na Operação Convivência devido a pandemia. É lamentável que aconteceu na noite de ontem e, a partir de hoje estaremos intensificando as operações a partir das 18 horas. Não só hoje, mas ao longo da semana será intensificado para que no próximo feriadão isso não volte a acontecer”.
Joselito Gomes, sempre preocupado com o bem-estar e a segurança da população e dos visitantes, depois da reunião explicou a necessidade de intensificar as ações de segurança em pontos estratégicos. “Nossa gestão, desde o início, não ficou indiferente às demandas que no dia a dia vão aparecendo. Situações como as que aconteceram ontem, situações assim, lastimáveis nós já tivemos a oportunidade, por exemplo, no Cruzeiro de fazer uma ação que resultou em uma convivência mais ordeira, mais pacífica. Agora temos esta realidade da avenida Joaquim Didier e outros locais de concentração como Rua do Norte, 15 de novembro, enfim. Todos têm o direito ao trabalho direito ao lazer o direito de ir e vir. Acontece que queremos que tudo isso aconteça de forma pacífica, segura, tranquila. Seja o gravataense ou outra pessoa que esteja vindo e nos visitando, e seja sempre bem-vinda à Gravatá, quer encontrar um local tranquilo, um local onde possa ter o seu momento de lazer, de encontro com familiares e amigos, de uma forma segura. Então hoje conversamos e, mais uma vez, estaremos com ações mais intensificadas para que haja um controle diante da aglomeração de tantas pessoas. E assim o trabalho vai continuando. Teremos outros momentos, ampliando mais a participação de setores em nossas reuniões, para que de fato, possamos buscar o melhor para Gravatá, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
Ainda nesta semana, os órgãos de segurança, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Secretarias Municipais serão convocados para uma reunião, na qual irão definir estratégias e ações, dentro da Operação Convivência, que garantam a segurança das pessoas.
Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Marcone Barros (SECOM)