Outubro Rosa: missa, caminhada e palestra sobre o câncer de mama marcam ação do USF Ricardo Valmir

Publicado em 28 de outubro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Iniciativa busca enfatizar a importância do combate ao câncer de mama e esclarecer dúvidas das mulheres da comunidade do Alpes Suíço

Nesta quinta-feira (27), a Unidade de Saúde da Família Ricardo Valmir preparou uma manhã bem especial para as mulheres da comunidade Alpes Suíço.

O primeiro momento foi marcado pela missa de ação de graças, celebrada pelo pároco Antônio, na Igreja São Pedro e São Paulo, como forma de agradecimento pela vida e pela saúde das mulheres. Em seguida, foi realizada uma caminhada para prevenção e autocuidado até o USF Ricardo Valmir para chamar atenção da comunidade.

Já na unidade foi enfatizado pelos profissionais de saúde a importância da atividade física, de hábitos saudáveis, dos cuidados com o corpo e como realizar o autoexame. Além disso, foi entregue um folder informativo com alguns esclarecimentos como os sinais e sintomas, quem deve realizar a mamografia, e se é possível reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama.

A pensionista, Gilda Carvalho, participou de toda ação e comenta: “Eu achei a ideia magnifica, interessante porque não devemos cuidar do aspecto físico, mas do aspecto da saúde e do aspecto espiritual também. Nós temos que nos prevenir para não chegar a tal ponto. Junto aos agentes de saúde, da Prefeitura que nos proporciona esse serviço, esse trabalho. Acho que em nome de todas as idosas e não idosas foi muito bem vindo esse trabalho, muito benéfico e muito gratificante e acredito que todas nós estejamos agradecidas por isso”.

Evandrielly Lyzandra, enfermeira da USF Ricardo Valmir, fala sobre a ação preparada com muito carinho e atenção: “Junto com a equipe multi a enfermeira Amanda Gabriela e o educador físico Neto proporcionamos as mulheres do Alpes Suíço uma missa em ação de graças ao outubro rosa, em seguida uma caminhada para prevenção do autocuidado, e em seguida uma palestra e um café da manhã proporcionando as essas mulheres da comunidade em prol do outubro rosa, a importância que é o autoexame, o cuidado para prevenção do câncer de mama”

Fotos: Nilson Silva (SECOM)