Outubro Rosa orienta moradoras do Cruzeiro sobre o autoexame de mama

Publicado em 27 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Ação aconteceu na manhã desta quarta (27), no PSF Dr. Judas Tadeu de Souza Rios, no bairro Cruzeiro

 

Moradores do bairro Cruzeiro receberam ação da campanha Outubro Rosa, na manhã desta quarta (27), no PSF Dr. Judas Tadeu de Souza Rios.

 

Além da palestra da enfermeira chefe do posto, Luana Lima, foi oferecido um café da manhã em momento de confraternização entre os funcionários da unidade de saúde e pacientes.

 

 

A cuidadora de idosos, Cícera Andrea Nascimento, 43 anos, foi uma das participantes do evento. Ela destacou que “foi um momento sensacional e a gente precisava. Foi muito bom ter essa palestra, ter orientação porque muitas mulheres não reconhecem quando estão com alguma coisa errada, como o câncer de mama. Muitas mulheres ficam com vergonha de fazer o autoexame, mas não é para ter, para poder agir e não causar uma doença mais séria”.

 

 

A enfermeira chefe do PSF Cruzeiro I, Luana Lima, “hoje fizemos um momento de palestra para as mulheres da comunidade, pois aproveitei o dia do exame preventivo, que aqui é às quartas-feiras, para passar um pouco sobre os sinais e sintomas, fatores de risco, o que é o câncer de mama, os dados epidemiológicos, como fazer o exame clínico das mamas. Aproveitamos e fizemos também exames dos pacientes com a médica e se houvesse algum achado clínico a gente pudesse encaminhar para fazer mamografia”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS