Outubro Rosa: Prevenção e autoexame foram alguns dos assuntos abordados na USF Lagoa do Fernando

Publicado em 25 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

A atenção primária está pronta para dar todo o suporte às mulheres daquela comunidade 

 

Nesta segunda-feira (25), a Unidade de Saúde da Família (USF) do sítio Lagoa do Fernando promoveu uma manhã de conhecimentos às mulheres da comunidade.

 

 

A mensagem passada pela equipe foi para que as mulheres adotem um estilo de vida saudável, façam o autoexame e não esqueçam das consultas periódicas. A Prevenção ainda é o melhor e mais eficaz investimento na luta contra o câncer de mama. Além de que elas se toquem, se olhem com mais atenção, amor, cuidado e não deixem para depois o que pode ser prevenido hoje.

 

 

Ângela Maria, agricultora, “A gente só tem que agradecer pela enfermeira que a gente tem, o médico, Dr. Marcos, e a equipe toda. Ela explicou muito bem para nós mulheres realizarem o exame da mama, se olhar porque através disso é que a gente sabe se tem algum cisto, alguma coisa para ela encaminhar a gente. O câncer é uma doença muito agressiva e eu perdi minha mãe para essa doença”.

 

Silvana Oliveira, que é a enfermeira chefe da USF, explica que: “Hoje aqui na Lagoa do Fernando marcamos esse encontro maravilhoso com as mulheres para ensinar a elas a não só se cuidar no mês de outubro e sim todos os dias a aprender a se tocar, a fazer o autoexame. Hoje a gente prioriza e estamos passando as mulheres sobre a questão do autoexame para a gente descobrir precocemente algo que vai ser dolorido mais na frente. Então, estamos aqui como atenção primária para colher as mulheres, para ajudar você em relação ao CA de mama. Então, mulheres da Lagoa do Fernando vamos dar continuidade, se toquem todos os dias, tirem um tempinho para vocês para se olhar, se apalpar. Então, se toquem mulheres”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS