Palestra sobre prevenção ao câncer de mama acontece na USF Nielson Lucivânio

Publicado em 27 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Momento é informativo e esclarecedor às mulheres da comunidade para que elas se cuidem e previnam-se dessa doença que é a que mais mata atualmente

 

Na manhã desta quarta-feira (27) a ação do Outubro Rosa aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Nielson Lucivânio, no bairro Boa Vista, com o intuito de levar informações sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero às mulheres da comunidade.

 

A palestra promovida pela enfermeira chefe, Vanice Magalhães, começou com a seguinte frase: “Vamos enfrentar de peito aberto” para que as mulheres se toquem, não tenham medo e nem preconceito, que conheçam seu corpo. Desta forma, podem detectar alguns sinais como caroço, mamilo puxado, ondulações, pele muda, vermelhidão e corrimento.

 

Foi explicado também a definição de câncer de mama, que se caracteriza pela proliferação anormal de forma rápida e desordenada das células e do tecido mamário.

 

Na ocasião, foram apresentados os maiores fatores de riscos às mulheres, dependendo do seu cuidado com o corpo, que pode desenvolver o câncer de mama e também outras doenças. Além de cuidados como uma boa alimentação, prática de atividade física, apoio médico, massagens terapêuticas, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.

 

Temos também fatores importantíssimos para o enfrentamento do câncer de mama que são o apoio familiar, grupo de apoio e acompanhamento psicológico.

 

Lu Ribeiro, que faz parte da liderança do MST participou deste momento, disse: “Esse momento que fazemos parte da cidade de Gravatá e também do nosso posto é muito importante, primeiro por esclarecer e tirar as dúvidas porque muitas mulheres têm medo.  Outubro não é só o mês das crianças, é também do Outubro Rosa onde a gente tem que buscar, defender e procurar saúde para nós. Agradecer a gestão e a equipe de saúde que faz parte do posto. E dizer que é importante a saúde, se você cuida de você, você também tem que cuidar do próximo”.

 

Vanice Magalhães, enfermeira chefe, fala sobre levar conhecimento às mulheres do bairro Boa Vista: “Hoje é o nosso dia D do Outubro Rosa e é com grande satisfação que a gente reúne as mulheres da comunidade para mostrar a importância do cuidado e da prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Então, nós aqui expomos em uma breve palestra como elas podem se cuidar e prevenir esse câncer de mama fazendo o exame de citologia anualmente como a questão do autoexame da mama e realizar a mamografia e a ultrassonografia de mama que o nosso município está ofertando nas mulheres de 50 a 69 anos”.

 

Poliana Teodoro, médica do USF Nilson Lucivânio, explica que: “A gente enfatiza muito a questão da alimentação, do autoexame, se já tem algum antecedente familiar para estar buscando orientação e também a prevenção de realizar algum exame para estar buscando esse rastreio. Quanto mais cedo, melhor para o tratamento e acompanhamento médico para uma melhor resolução do problema. A gente está aqui à disposição da comunidade para fazer qualquer orientação nesse autocuidado que deve ter com a saúde”.

 

 

Também aconteceu, nesta quarta-feira (27), a ação do outubro rosa no Posto IV que fica localizado na Rua Santa Helena, no Bairro Novo. Foi um momento de passar conhecimentos as mulheres assistidas na unidade sobre a prevenção do câncer de mama.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM) / Equipe do Posto IV


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS