Parceria entre a Clínica da Mulher e CAPS promove ação de prevenção do câncer de mama

Publicado em 18 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Campanha do Outubro Rosa é para levar conscientização às mulheres para que elas realizem, sem medo, o autoexame

 

Nesta segunda-feira (18), a Clínica da Mulher, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), proporcionou às mulheres um momento de conhecimentos e conscientização de prevenção do câncer de mama.

 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem o intuito de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

 

Patrícia Silva, técnica de referência do CAPS, comandou este momento às mulheres e reforçou a importância de olhar para o corpo com mais respeito e amor.

 

“A gente veio trazer a dinâmica do autocuidado, através de uma música que foi a paródia utilizada nas campanhas, levantando essa consciência e lembrando que o primeiro cuidado é a partir de cada mulher e seu autoexame. Levando em consideração a importância da boa alimentação, do exercício físico, da alegria, e principalmente tirar a vergonha de se tocar. É necessário, é importante, esse é o primeiro sinal. Sempre dá tempo depois do primeiro toque”, explicou Patrícia.

 

Também teve música da campanha do Outubro Rosa para estimular as mulheres a realizar o autoexame e a ter na mente: “Eu preciso me olhar, eu preciso me tocar”.

 

 

Além disso, foram passadas as informações dos benefícios do melão, fruta que ficou famosa como o fruto da mulher e seus inúmeros benefícios ao organismo feminino.

 

Celma Maria, paciente da Clínica da Mulher, opina sobre esse momento: “Achei importante porque tem coisas que eu não conhecia. Como ela ensinou, a gente no banheiro ou em qualquer lugar fazer o autoexame. Eu tinha medo de levantar os braços, fazer o exame e achar alguma coisa. E agora, me deu mais confiança e coragem para fazer o autoexame”.

 

A coordenadora da Clínica da Mulher, Gleyse Fernandes, comenta que: “Tivemos aqui hoje a parceria do CAPS na Clínica da Mulher, para fazer algumas dinâmicas e ações envolvendo o outubro rosa para mostrar a importância do autoexame, da prevenção do câncer de mama”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS