Iniciativa vai contemplar cerca de 300 mulheres gravataenses ao longo deste ano
Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE), ofertou exame de mamografia para as mulheres do município que estejam na faixa de 50 a 69 anos de idade ou que estejam fora dessa faixa, mas que apresentem alguma alteração de mama ou histórico familiar.
O caminhão Amigo do Peito – Unidade Móvel de Mamografia Digital teve sua parada em Gravatá e estará no Parque da Cidade nos dias 24 e 25 de março realizando 80 exames por dia, totalizando 160 exames.
Com a política de cuidado com a população gravataense, as mulheres que foram contempladas com essa iniciativa foram captadas na ação do outubro rosa de 2021. Então, aproximadamente 300 mulheres foram identificadas com alteração na mama e agora foi iniciado esse manejo de realização das mamografias.
Além da realização de exames, foram ofertados também testagem e vacinação contra a COVID-19, aferição de pressão arterial, teste de glicose e entrega de brindes, como necessaire com máscara e álcool em gel, e boné.
Para as novas solicitações da realização do exame de mamografia, é recomendado pela Secretaria de Saúde que as mulheres procurem sua Unidade de Saúde da Família (USF) para que a partir disso saia o encaminhamento para regulação e a mamografia seja agendada.
A próxima data estimada para essa ação será em 29 e 30 de julho e esta é a maneira de prevenir o câncer de mama que mais acomete a população feminina.
Maria Inês, agricultora, foi uma das mulheres contempladas para fazer o exame. “Eu tô achando ótimo, é muito bom. É pra gente fazer o exame para saber o que a gente tem realmente. Foi uma coisa maravilhosa que eles fizeram para nós”.
Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, fala sobre a busca ativa para a realização desse exame: “Trata-se de uma estratégia de captação e resposta das demandas encontradas durante a ação do Outubro Rosa. Naquele momento foram identificadas cerca de 300 mulheres com lesão ou alteração na mama e neste momento elas estão sendo contempladas com as mamografias. Estima-se que a cada três meses a gente realize uma rodada de mamografia com quase 200 mulheres contempladas”.
O representante dos municípios pelo IDESHPE, Paulo Portela, comenta que: “Essa parceria é iniciativa nossa, sem nenhum custo. Vale lembrar que não tem custo nenhum para o município, a gente faz a doação. A gente está com data marcada para julho e setembro. A gente faz a doação do caminhão sem nenhum custo e quem coordena é o município, a gente faz a doação e acompanha para o que precisar, estamos à disposição”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, esteve presente nessa ação. “É uma ação que salva vidas. 80 mulheres estarão realizando o exame hoje, amanhã mais 80, de modo que estaremos totalizando 160 exames. No meio do ano teremos mais uma ação e no mês de setembro. Nosso desejo é zerar a fila de espera e também estaremos trazendo mulheres da zona rural para fazer o seu exame. O importante é que essa ação possa ser continuada e, assim sendo, estamos mais uma vez confirmando o nosso compromisso com as pessoas”, disse.
Estiveram presentes o secretário de Saúde, José Edson, e os executivos da pasta, Frailan Mota e Maria Araújo.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)