Parceria entre Prefeitura e 5ª Companhia Independente de Polícia Militar rende melhoria na segurança de Gravatá

Publicado em 12 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Parceria inédita tem integrado as forças dos governos estadual e municipal e resultou em queda do número de casos de criminalidade 

 

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM é uma grande parceira da população de Gravatá e, de mãos dadas com a gestão do prefeito Joselito Gomes, a segurança das pessoas que moram ou frequentam o município só tende a aumentar.

Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito foi recebido pelo comandante da 5ª CIPM, Major Kleber Freitas, e pelo fiscal administrativo do prédio do batalhão, Capitão Luís Lacerda, para uma conversa sobre alguns pontos importantes dessa parceria. 

O comandante aproveitou para atualizar os números de homicídios em Chã Grande e Gravatá, que são os dois municípios de responsabilidade da 5ª CIPM, que somaram 42 em 2021, quando no mesmo período, em 2020, foram registradas 46 mortes desse tipo, destacando que Gravatá teve uma redução expressiva dos números de casos como resultado dessa união. 

 

O comandante Kleber Freitas comentou o motivo da conversa. “Hoje, falamos sobre a redução da criminalidade que temos conseguido aqui em Gravatá graças ao trabalho integrado com a prefeitura.  Falamos também sobre a parceria da doação do prédio da 5ª CIPM, que foi realizada pelo poder municipal e fica no bairro Jucá, em Gravatá, e que vamos regularizar nossa situação hoje aqui na cidade. Com isso, podemos dizer que temos uma parceria forte e inusitada, porque não encontrei registro anterior de um trabalho desses, e a gente vem promovendo a cada dia, planejamentos novos de ações em conjunto, principalmente com a Guarda Municipal, sem descuidar de outras secretarias, como Desenvolvimento Urbano e da Mulher”.  

 

O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, falou da parceria entre as forças estadual e municipal. “A conversa inicial foi em face da doação do prédio da companhia pela prefeitura, tendo em vista que a Polícia Militar precisa regularizar essa situação para poder investir no prédio junto ao Governo do Estado. Nós falamos da parceria existente da Guarda Municipal e a Polícia Militar, com a realização de diversas operações tanto na zona rural, quanto na zona urbana de Gravatá. Novas operações que serão realizadas em alguns distritos com o apoio da PM e a GCM sempre em parceria. Isso é importante porque une forças, tanto a PM, quanto a Guarda, tem suas limitações e unindo as duas o trabalho dá certo e a população sai ganhando”.

 

O prefeito Joselito Gomes conheceu as instalações da companhia e aproveitou para agradecer a parceria e falar sobre o resultado dela. “Essa foi uma conversa oportuna e a partir daí obtivemos resultados positivos para o município de Gravatá, tanto através de um trabalho feito de forma integrada entre a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, o sistema de tecnologia que cada vez mais queremos avançar, ter conhecimento sobre os números da violência e que, graças a Deus, vimos que teve uma diminuição, mesmo sabendo que muitas situações de risco existem em todo lugar. Vimos que uma atenção especial tem sido dispensada para nossa área rural, de modo que dia a dia nós queremos avançar com todo um sistema de segurança pautado pela prevenção, principalmente, para que tenhamos em Gravatá uma população convivendo com tranquilidade e segurança, assim como quem visita nossa cidade. Nosso caminho é um trabalho que resulta no compromisso com as pessoas”.

Entre os reforços realizados pela 5ª CIPM, em Gravatá, está a disponibilidade de duas viaturas reforçando a segurança do trajeto dos agricultores dos distritos, aos sábados, entre 5h30 e 13h30. 

O secretário de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, Rodolfo Lima, também acompanhou o prefeito Joselito Gomes na visita a 5a CIPM.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS