Parceria entre Prefeitura e Compesa de Gravatá promove evento alusivo ao Dia do Rio

Publicado em 03 de dezembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

A ação teve objetivo de conscientizar os alunos da Rede Municipal de Gravatá com pequenas palestras a respeito do Meio Ambiente e plantio de 50 mudas de Pau Brasil

Nesta sexta-feira (03), a Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Educação, Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, em parceria com a Compesa de Gravatá, promoveu para os alunos das escolas Irmã Judith e  Amenayde Farias um evento alusivo ao Dia do Rio, que foi no dia 24 de novembro.

Sabemos que o Rio Ipojuca é um dos rios mais poluídos do Brasil, e hoje a Compesa tem executado a obra de esgotamento sanitário da cidade de Gravatá, com 30% de saneamento básico sendo operado e mais outra bacia executada com a obra complementar desse sistema de esgotamento do município.

É uma ação importante, de conscientização e conhecimento para os alunos conhecerem melhor o processo da estação elevatória de esgoto, para que eles possam levar todo conhecimento adquirido para suas casas.

Esta data foi celebrada com o plantio de 50 mudas de Pau Brasil e pequenas palestras a respeito do Meio Ambiente.

Tiago Grassi, gerente regional da Compesa, fala sobre essa iniciativa: “Essa iniciativa vem da Compesa com alguns eixos e Programas que são executados dentro da empresa que é o Florestar, Portas Abertas que é uma das iniciativas para trazer os alunos das escolas para as unidades da Compesa e mostrar como funciona todo sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e essa iniciativa do plantio das mudas também é um dos programas da empresa. Hoje fizemos um plantio de 50 mudas, catação de lixo na calha do Rio Ipojuca”.

Lula do Padre, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural comenta sobre essa ação: “A Compesa por meio de sua gerência de Meio Ambiente e do gerente de Gravatá, Tiago, celebra com a Prefeitura este evento que é alusivo ao dia do Rio que foi comemorado no dia 24 de novembro. Hoje, em parceria com a secretaria de Agricultura, Educação e Infraestrutura nós estamos celebrando com um plantio de árvores e pequenas palestras a respeito do Meio Ambiente, isso demonstra o compromisso do prefeito Joselito Gomes com toda Gravatá e com todo os seus segmentos, da saúde ao meio ambiente, evento este que acontece neste momento. Gravatá vive dias diferentes, vive dias melhores, vive momentos de prosperidade com a gestão do prefeito Joselito Gomes que com sua capacidade e sua credibilidade tem demonstrado as parcerias que vem acontecendo ao longo do primeiro ano de sua administração”.

Estiveram presentes nessa ação o secretário executivo de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Miaeiro, o fiscal da Agência Municipal de Meio Ambiente, Marconi Torres, o coordenador do Programa Moradia Legal de Gravatá, Renné Gonçalves, e as secretárias executivas de Educação, Joselma Melo e Cláudia Oliveira.

Fotos: Marcone Barros (SECOM)