Posto de Saúde Casa Nova (anexo da USF Russinha) leva esclarecimento sobre o câncer de próstata aos homens da comunidade

Publicado em 25 de novembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Por ser uma doença silenciosa, é necessário alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar os exames

 

Nesta quinta-feira (25), o Posto de Saúde Casa Nova (anexo da USF Russinha), preparou um momento informativo e de esclarecimentos aos homens da comunidade sobre o Novembro Azul, que enfatiza a prevenção do câncer de próstata.

 

Todos sabem que os homens têm uma certa dificuldade de solicitar ajuda, de procurar o posto de saúde e de fazer exame laboratorial, por isso, a equipe decidiu preparar uma palestra para conscientizá-los de que é preciso se cuidar e destacou a importância de se ter uma boa saúde.

 

Vale destacar que o município disponibiliza o exame de PSA através da coleta de sangue e o atendimento do urologista e, caso necessário, o médico da unidade encaminha o paciente para o caso ser melhor avaliado.

 

José Dionísio, agricultor, fala da ação do Novembro Azul: “Eu achei muito boa essa proposta que trouxeram para a comunidade de Casa Nova porque  é um povo que precisa cuidar mais da saúde. Foi muito boa essa palestra e fiquei feliz pela gestão que estamos e por essa reunião. Só tenho a dar parabéns à nova gestão e estou muito feliz com o trabalho do prefeito Joselito Gomes”.

 

Joyce Mirelle, enfermeira da Unidade de Saúde da Família de Russinha, explica que: “A gente trouxe essa pauta importante para eles por causa do Novembro Azul para lembrar que é fundamental cuidar da saúde do homem, não só no mês de novembro, mas todos os dias. A gente nota que o homem é mais descuidado da saúde e a gente sabe que o câncer de próstata é silencioso e a gente não ver apresentar sinais e sintomas, e quando apresenta já está no estágio muito avançado”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS