Posto I dá início a programação especial do Novembro Azul e conta com a presença do prefeito Joselito Gomes

Publicado em 23 de novembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Além de esclarecimentos sobre câncer de próstata e pênis, foram ofertados exames de PSA, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia e teste rápido de HIV

 

O Centro de Saúde Paulo da Veiga Pessoa – Posto I, preparou uma programação bastante especial com muitos esclarecimentos, palestras, informações sobre o Novembro Azul, que é o mês de prevenção ao câncer de próstata, além de exames oferecidos aos homens assistidos pela unidade.

Nesta terça-feira (23), foi a abertura oficial do Novembro Azul na unidade, que tem seu encerramento quinta-feira (25). O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes e a primeira-dama, Viviane Facundes estiveram presentes.

 

Na ocasião foi destacado o quão importante é a prevenção do câncer de próstata, já que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), temos um milhão e meio de cânceres de próstata e 400 mil homens vieram a óbito no último ano. Então é um mês voltado a saúde do homem e a conscientização dos mesmos para que se cuidem e que adotem um estilo de vida mais saudável.

 

 

Foi ofertado, no Posto I, exame de PSA, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV, palestra com o psicólogo CITA, Bernardo e atendimento com o urologista Mário Correia que além das consultas levou conhecimentos e esclarecimentos em forma de diálogo aos homens que estavam presentes.

 

Severino Alves é vendedor e comenta sobre o atendimento e esclarecimentos do urologista: “Sempre passava por médico urologista em São Paulo, mas nunca nenhum me explicou o que ele explicou para nós e o atendimento é bem diferente da cidade grande que a gente vive, todo mundo acolhe a gente com o maior prazer, toda equipe. Eu só tenho de agradecer mesmo. Para mim foi satisfatório encontrar um doutor com a capacidade que ele tem de explicar o que ele explicou para todos nós”.

 

Cecília Fabyana, enfermeira do Posto I, fala das ações ofertadas: “Está sendo disponibilizado atendimento o Urologista, PSA, montamos uma triagem com a disponibilidade de aferição dos sinais vitais como medição de teste de fragilidade capilar (HGT), pressão arterial, saturação. Os pacientes vão ser referenciados depois, caso seja necessário, a um tratamento subsequente como urologista que como aqui é um centro de especialidade a gente tem um urologista do município. A importância do novembro azul a gente destaca a noite para eles porque eles passam a noite trabalhando, então essas noites são referenciadas e disponibilizadas para esses homens que trabalham durante o dia, mas que precisam se cuidar. Está sendo também ministrada palestras referentes a câncer de próstata e câncer de pênis com orientações de pontos primordiais que são voltadas à higiene íntima do homem”.

 

O urologista, Mário Correia, esclarece sobre alguns sinais para detectar o CA de próstata e alerta aos homens do município: “Primeira coisa é a idade porque não existe câncer de próstata em pessoas com 20 anos, mas a partir de 60 anos isso é possível, depois verificar histórico familiar, se o pai ou o irmão teve câncer de próstata e terceiro, a etnia porque a gente sabe que os afrodescendentes, os negros, tem uma pretensão maior de ter um câncer de próstata do que o branco. O CA de pênis é muito frequente e é uma coisa que é fácil de resolver porque é preciso higiene, tomar dois banhos por dia. Fumantes também têm uma pretensão de desenvolver câncer de bexiga, então fica aí esse aviso aos fumantes. Qualquer lesão de pênis convém procurar o urologista porque pode ser uma lesão simples ou começo de um câncer e às vezes o homem demora muito para procurar o médico”.

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, realizou uma visita ao Posto I acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e destacou a importância desses eventos para priorizar a saúde do homem: “O mês de novembro é conhecido como o mês azul e é o mês que convida o homem a fazer a prevenção contra o câncer de próstata. O Homem também precisa se cuidar seja na zona urbana ou na zona rural, a oportunidade está sendo dada. Um horário à noite está sendo disponibilizado para você, homem, que tem o dia inteiro ocupado, trabalhando e nós sabemos da sua necessidade, porém não descuide da sua saúde. Aproveite a oportunidade que está sendo dada, venha fazer seus exames, venha verificar como você está, como está sua saúde porque tudo aquilo que é detectado com antecedência há uma probabilidade maior de cura. Este é o trabalho que está sendo realizado com muita responsabilidade, dedicação e amor porque nosso compromisso é com as pessoas”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS