Usuários que estavam na unidade de saúde de Gravatá na tarde da quarta (13) aprovaram a iniciativa
Quem esteve no Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa – Posto I, na tarde da quarta (13), teve um momento de interação com a equipe multiprofissional da unidade de saúde.
Por causa do Setembro Amarelo, os postos de saúde de Gravatá estão recebendo atividades alusivas ao tema que é trabalhado na campanha: o combate ao suicídio.
Cícera Maria da Silva, dona de casa, é uma das usuárias que estava presente no Posto I e que participou da atividade. “Achei essa iniciativa bem legal, para descontrair, desestressar, gostei. Não esperava e fiquei surpresa quando cheguei. Vim com minhas duas filhas para o médico e acho importante ter esse tipo de ação. A gente às vezes sai de casa estressada e quando chega e se descontrai. Eu agradeço a prefeitura por esse tipo de iniciativa para nós, muito bom”.
Laura Manoela, psicóloga, alerta que a educação é primordial para evitar muitos casos de atitude extrema. “Primeiramente é o Setembro Amarelo, um momento extremamente importante em que a gente trabalha a prevenção do suicídio. E o que é a prevenção que não a educação, não é?! A prevenção de todas as pessoas, não só as que estão nesse momento de risco da depressão, mas todas as pessoas em volta também é importante”.
Rafaelly Melo, coordenadora da equipe multiprofissional e do Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, falou sobre o trabalho dos profissionais ao longo desse mês. “A prevenção ao suicídio, principalmente nesse mês, uma iniciativa da Secretaria de Saúde da gestão do prefeito Joselito Gomes, com a equipe multiprofissional, estamos passando nos 23 postos de saúde falando sobre o Setembro Amarelo, falando sobre prevenção, qualquer sinais pedir ajuda ao 188, isso é muito importante. Às vezes um abraço importa para aquela pessoa. Por isso estamos aqui, com a equipe multiprofissional, para abraçar essa causa. Temos uma parceria com o CAPS também, que está passando nos distritos também para fazer essa capacitação e poder acolher essa população que precisa de ajuda”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)