Postos de Saúde de Gravatá realizam expediente noturno pelo Novembro Azul

Publicado em 11 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Horário visa atender homens que não podem se consultar pela manhã e pela tarde 

 

Os homens de Gravatá podem contar com o atendimento noturno nos postos de saúde da cidade neste mês da campanha nacional Novembro Azul, que reforça a prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem, em média, um milhão e meio de casos diagnosticados de câncer de próstata e são registradas 400 mil mortes decorrentes da doença.

A noite desta quinta-feira (11) foi dedicada ao atendimento do público masculino, no Posto de Saúde da Família Ricardo Valmir da Silva Lima, no bairro Alpes Suíço, em alusão a campanha. 

O clínico geral e urologista, Mário Correia, atende os usuários no posto e realizou palestra para os presentes, que em sua maioria era formada por homens. Além de falar sobre o câncer de próstata, ele orientou sobre a higiene do órgão genital masculino, ação simples que evita o câncer de pênis, e aproveitou o momento para falar sobre o câncer de bexiga, muito frequente em fumantes.

 

Com relação à prevenção ao câncer de próstata, o médico enumerou três pontos cruciais. “O homem deve verificar a idade, pois nunca teremos câncer de próstata em um paciente com 20 ou 30 anos, mas a partir dos 60 ou 65 é muito frequente. A segunda questão importante é relacionada à família. O pai faleceu em decorrência do câncer de próstata, ou tem algum irmão que foi diagnosticado com a doença, então é um dado relevante. E o terceiro ponto importante é a etnia, pois os homens de pele negra são muito mais propensos a terem câncer de próstata, numa proporção em que o câncer de pele tem maior incidência em quem tem a pele branca. Então esses três fatores devem ser levados em consideração. Não existe hoje uma relação entre a alimentação e o meio ambiente com o câncer de próstata. Realmente tem que se fazer a prevenção e ter esses cuidados”. 

 

Mário Correia complementa que “ainda existe o tabu na população menos esclarecida, mas hoje não existe razão para isso. Diminuiu muito o número de preconceito em relação a 30 anos atrás por causa do trabalho de divulgação do governo, o trabalho dos médicos nas unidades de saúde, nos hospitais, então hoje é raro você encontrar um homem que se recuse a fazer o exame retal digital, que é indolor, fácil e em 15 segundos a gente resolve o problema”, concluiu.

 

Um dos usuários do Posto de Saúde Ricardo Valmir, o agricultor José Manoel de Farias, conhecido como Chapéu de Couro, de 72 anos, é uma dessas pessoas que não tem preconceito em fazer o exame preventivo do câncer de próstata. Ele disse que “eu acho que todo homem deve ter essa prevenção para o câncer não chegar, porque depois que ele toca ou não tem cura, ou se tem a cura não fica como antes. Eu recomendo que faça, porque eu faço há mais de dez anos e é importante ter esse acompanhamento. Gosto do atendimento aqui do posto, as meninas são decentes, educadas, sou muito bem tratado, assim como também trato melhor ainda porque elas merecem”.

 

A enfermeira responsável pelo posto, Evandrielly  Lyzandra, falou sobre a preparação desse momento para os usuários do posto. “Nós que fazemos parte do Posto de Saúde Ricardo Valmir, juntamente com a Secretaria de Saúde, preparamos uma noite especial aos homens, pelo Novembro Azul, em que o Ministério da Saúde preconiza como o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, mas ressaltando que o cuidado deve ser contínuo. Preparamos também consultas odontológicas, consultas médicas, palestras educativas e outros serviços de saúde que são ofertados no município”.

 

Após a palestra, foi realizado um sorteio com brindes doados pelos comerciantes locais. 

Ainda nesta quinta (11), os postos Patrícia Nely, Nielson Lucivânio e Jucá também realizaram o atendimento noturno, até às 20h. 

 

O calendário vai contemplar os moradores de vários bairros da cidade no horário noturno, conforme cronograma abaixo:

 

17/11 –  CAIC I e II – 17h às 20h

 

18/11 –  Ana Caminha I e II – 17h às 20h

            

22/11 – Posto 1 – atendimento noturno: clínica geral, urologista, equipe multiprofissional – 17h às 20h

 

23/11 – Maria Auxiliadora – 17h às 20h

               Judas Tadeu – 17h às 20h

       Posto 1 –  atendimento noturno: clínica geral, urologista, equipe multiprofissional – 17h às 20h

 

24/11 – Posto 4 – 17h às 20h

               Auta Soares – 17 às 20h

       Posto 1 –  atendimento noturno: clínica geral, urologista, equipe multiprofissional – 17h às 20h

 

25/11 –  Pacs – Posto 1 – 17h às 20h

               Posto 1 –  atendimento noturno: clínica geral, urologista, equipe multiprofissional – 17h às 20h

 

29/11 – Posto 3 – 17h às 20h

 

30/11 – Posto 2 – 17h às 20h

               Nossa Senhora das Graças – 17h às 20h

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS