Praça João Prudente de Santana é entregue nesta terça (23) para moradores de Gravatá

Tags: , , , ,
Publicado em 24 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cidade

Espaço de convivência ficou um charme após passar por obras de revitalização e deu mais beleza para a cidade do Agreste pernambucano

 

Gravatá está ficando cada dia mais linda. As praças da cidade estão recebendo atenção especial da gestão do prefeito Joselito Gomes.

Nesta terça-feira (23), foi o dia da entrega da Praça Prudente de Santana aos moradores da cidade, espaço de convivência que fica por trás do Paço Municipal. 

O membro da Academia de Letras e Artes de Gravatá e oficial superior médico da marinha, Lamartine de Andrade Lima, cuja família mora há meio século em uma das casas que fica em frente à praça, fez uma retrospectiva do espaço que foi revitalizado. “Como residente em Gravatá e morador da área, eu acho esse ato de reinauguração importantíssimo, porque temos em Gravatá essa memória e ela deve ser cultivada. Não se pode deixar o logradouro como estava no passado, abandonado, cheio de lixo, que não se deve nem lembrar essa coisa triste que era. Hoje, com o prefeito Joselito Gomes, nós temos uma renovação das áreas, não apenas dessa praça, mas de outros espaços de Gravatá. Esta foi uma das primeiras praças daqui de Gravatá, que fica exatamente no fundo do prédio da prefeitura, desde que essa cidade, há mais de um século, foi fundada. As pessoas do passado ficavam aqui, passeavam, aqui foi ponto de namoro de muita gente que hoje lembra das informações que os avós se conheceram aqui. Portanto, essa praça é enraizada na história de Gravatá e é um lugar muito significativo para a cidade”. 

 

 

O homenageado que dá nome à praça foi uma pessoa muito importante para o município e arredores, pois foi vereador em Gravatá e foi o primeiro prefeito eleito após o antigo distrito Chã Grande ser elevado à condição de município e nada mais justo do que o local receber o nome dele, como falou um dos filhos, o comerciante José Fernando de Santana, conhecido como Fernando da Banca . “Recebemos essa homenagem com muito prazer e com muita alegria, foi um ato muito bom para a família, pois houve nossa reunião, muitos inclusive vieram do Recife para participar. Agradecemos muito ao prefeito Joselito Gomes por ter colocado o nome do meu pai nessa praça e foi uma satisfação muito grande e uma honra muito grande ter essa praça com o nome dele. Agradecemos ao prefeito e a toda sua equipe e estamos muito gratos”.

 

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano de Gravatá, Ricardo Malta, fala sobre o que foi feito no local. “Essa praça estava abandonada e sendo utilizada como depósito de lixo e não para a finalidade real dela, que é um ambiente para conversa, reunir amigos e a pedido do prefeito Joselito Gomes, a Secretaria de Infraestrutura cuidou, juntamente com a administração da Prefeitura, para dar realmente o sentido para a praça, para as pessoas voltarem para ela. Cuidando, fazendo pequenas intervenções, mas que estão proporcionando a coletividade ao entorno, trazendo grandes benefícios. Foram colocados banquinhos, readaptação das circunferências para melhorar a mobilidade do trânsito, que prejudicava bastante, foi colocado grama, feito um passeio, tem acessibilidade, então foi um projeto pensado de uma maneira simples, mas que atendesse realmente a comunidade ao redor e voltar a se encontrar nesse ambiente”. 

 

O prefeito Joselito Gomes destacou que está cuidando dos cantos e recantos de Gravatá. “Pouco a pouco estamos retomando espaços, lugares de convivência, de lazer, descanso, meditação, divertimento, para que Gravatá mais e mais faça jus àquilo que as pessoas gostam de dizer: que é uma cidade linda, maravilhosa. Um ambiente que é a cidade, o modo que ele vai sendo tratado torna-se, por si só, convidativo e acolhedor. Hoje estamos reinaugurando a Praça João Prudente de Santana, um espaço que estava esquecido, foi feita uma revitalização, um trabalho simples, mas que deixou o espaço mais adequado para que as pessoas possam estar aqui e vamos embelezando e melhorando esta cidade bela, que apenas necessita de cuidados e de compromisso com as pessoas”. 

 

Estiveram presentes na solenidade de entrega da Praça João Prudente de Santana a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, o vice-prefeito da cidade, Júnior Darita, além de secretários municipais e executivos, coordenadores e diretores de autarquias municipais, o vereador Cabritinha e moradores da área.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS