O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, junto com a Secretária de Educação, Ninha Professora, assinaram a Ordem de Serviço para a readequação da quadra Poliesportiva da Escola Francisco Galdino Chaves, no distrito de Russinha, na tarde da terça (30).
A quadra poliesportiva possui vestuário e atenderá a demanda de espaço para prática esportivas e culturais da unidade de ensino, com área coberta de 980 metros quadrados. O investimento de mais de R$ 294 mil nesta obra vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de recursos próprios do município.
O engenheiro civil da Secretaria de Educação de Gravatá, José Edson, explicou que “a obra da quadra, quando foi paralisada, faltava fazer os passeios no contorno da quadra, junto com as canaletas que vão captar a água que vem das laterais e vai direcionar para não haver acúmulo, pois tem caixas de energia e vai evitar acidentes. O resto da quadra já estava pronto. Estamos fazendo o muro de contorno fechando a quadra junto com a escola, terá portão de acesso para ter o controle das pessoas que vão acessar a quadra. Além disso, está sendo feito um muro de contenção para conter o aterro onde a quadra foi construída, que era para ter sido feito no momento da construção da quadra”.
Ninha Professora explicou que a conclusão dessa obra foi possível graças ao empenho da gestão em destravar irregularidades existentes. “Desde 2021 que vínhamos acompanhando o andamento dessas obras, são sete obras e essa da quadra de Russinha é uma delas, e depois de auditoria, feito todo processo, conseguimos destravar, junto ao FNDE, e estamos aqui hoje assinando essa ordem de serviço e espero em pouco tempo entregar mais essa obra para a comunidade de Russinha, levando alegria para todos e esse espaço especial não só para as crianças, como todos da comunidade, mostrando o compromisso que a gestão do prefeito Joselito Gomes tem com a educação e com a coisa pública. Ela agora vai sim ser concluída como deve ser, dentro do que pede o FNDE de todas as normas e é isso o que a gente tem para mostrar”.
O prefeito Joselito Gomes fala satisfeito de mais essa ordem de serviço assinada, a segunda em dois dias. “Tudo requer um planejamento, vencer etapas, um processo, até chegar o momento da retomada da obra para que haja uma conclusão e é o que acontece aqui em Russinha com a construção do muro, da drenagem, a calçada no entorno da quadra e outros serviços que estão previstos e serão realizados aqui para que esse equipamento possa funcionar totalmente concluído e as pessoas, alunos ou não, que estiverem usando esse espaço, possam usá-lo com segurança e tranquilidade. Esse caminho estamos percorrendo porque nosso compromisso é com as pessoas”.
Estavam presentes no evento professores, alunos da escola, os pais dos alunos, secretários municipais e executivos, o administrador distrital de Russinha, Ozeas da Silva, e o vereador Neném de Uruçu representando a Câmara Municipal.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)