Prefeito de Gravatá prestigia posse do presidente do Cetran/PE

Publicado em 04 de outubro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Destaque

Além do gestor municipal, autoridades que compõem a Prefeitura de Gravatá estiveram presentes na posse de um dos grandes colaboradores da municipalização do trânsito da cidade

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, prestigiou e compôs a mesa da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/PE) para o biênio 2021/2023, nesta segunda-feira (04), no Centro Cultural do Ministério Público de Pernambuco Rossini Alves Couto, em Recife.

Além do gestor municipal, estiveram presentes o vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o diretor do Departamento Municipal Gravataense de Trânsito e Transporte (DMGTTRANS), José Agostinho, a diretora jurídica do Departamento de Trânsito, Janaina Sales, o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá, André Paiva, além de dezenas de autoridades das instâncias municipal, estadual e federal.

O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Walker Robson de Assunção Barbosa, que foi presidente do Cetran-PE no biênio 2019/2021, foi escolhido para liderar o próximo biênio 2021/2023.

Ele destacou, em seu discurso, o trabalho que está sendo realizado pela gestão do prefeito Joselito Gomes. “Quero agradecer a presença do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, que recentemente nos recepcionou em sua cidade, onde nós firmamos a integração da cidade ao Sistema Nacional de Trânsito, e do vice-prefeito Júnior Darita, que é colega PRF, que está com essa parceria harmônica com Joselito e estão fazendo um excelente trabalho. O trânsito deixou de ser uma mera questão de movimentação e passou a ser um assunto de preocupação do governo e a fazer parte no noticiário de forma negativa. É um assunto que envolve segurança pública, meio ambiente, tem forte influência econômica do país e na preocupação de gestão pública. Além disso, tem uma dinâmica de convivência democrática, pois todos fazem uso dele. Com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), há 24 anos, que teve o objetivo de minimizar os conflitos envolvendo o direito do exercício fundamental e disciplinamento do trânsito. Os Conselhos Estaduais de Trânsito  compõem a coluna mestra do Sistema Nacional de Trânsito, sendo o órgão consultivo, normativo e coordenador no âmbito dos estados. Somos indutores de políticas públicas e agradeço o reconhecimento da importância do Cetran, pela compreensão de nossas necessidades e, principalmente, pelo apoio da busca dos meios para reestruturar o nosso conselho estadual”.

 

O prefeito Joselito considerou que “o presidente do Cetran-PE, Walker Barbosa, foi uma peça fundamental na inclusão de Gravatá no Sistema Nacional de Trânsito, um pedido antigo dos moradores da cidade e que, graças a ele, também, essa vontade pôde ser colocada em prática logo no primeiro ano de nossa gestão. É um orgulho e uma honra para nós, que fazemos parte da Prefeitura de Gravatá, participarmos de um evento tão importante para um profissional que trabalhou pelo bem da nossa cidade”, falou.

 

Cetran – De acordo com informações do site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, o Cetran tem suas atribuições elencadas no Art. 14 da Lei Federal 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro). É um órgão colegiado composto por representantes de diferentes órgãos e entidades. Entre suas funções estão as de elaboração de normas, respostas a consultas, julgamentos de recursos, além do acompanhamento e coordenação de todas as atividades dos órgãos de trânsito no Estado. O Cetran é responsável pelo julgamento de recursos em última instância administrativa, interpostos contra as decisões das Juntas Administrativas de Recursos de Infração (JARI), relativos às penalidades de multas, suspensão e cassação do direito de dirigir, aplicadas pelos diferentes órgãos de trânsito. Após a análise do recurso pelo Cetran, não cabe mais recurso na esfera administrativa.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS