Prefeito Joselito assina Ordem de Serviço para conclusão da creche do bairro Alpes Suíços

Tags: ,
Publicado em 14 de março de 2023, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque


Obra inacabada pela gestão anterior e com restrições junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), herdada pela atual gestão, agora será concluída e beneficiará 440 crianças

Quando assumiu a gestão municipal, em janeiro 2021, o prefeito Joselito Gomes determinou uma auditoria para detalhar quais obras estavam paradas em Gravatá. De pronto, a secretária de Educação Ninha Professora levantou as informações e entregou o relatório ao gestor após seis meses de investigação. Dentre as obras com irregularidades, que somavam sete, estava a construção da creche do bairro Alpes Suíços, que fica ao lado da Igreja de São Pedro e São Paulo.

 

 

A auditoria identificou vícios construtivos e a construtora se comprometeu em corrigir, porém, abandonou a obra em dezembro de 2021. Houve pagamentos indevidos no valor de R$ 256 mil, reconhecidos pela construtora. O aterro executado sofreu acomodações devido à falta de contensão na parte posterior, que provocou fissuras em diversos locais. Com isso, a edificação sofreu danos de difícil reparação e alto custo. A empresa abandonou a obra alegando impossibilidade de seguir com os preços do contrato. O município viu a não possibilidade de conceder reajuste financeiro por falta de justificativas plausíveis. O contrato foi distratado para uma nova licitação.

 

 

Veja no link o resultado da auditoria das obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Gravatá: https://gravata.pe.gov.br/noticia/prefeitura-de-gravata-aponta-irregularidades-em-obras-da-educacao-com-recursos-do-fnde/

 

 

 

A partir daí começou o processo de adequação às normas, o que levou a secretária da pasta a ir algumas vezes à Brasília para apresentar o projeto de regularização e conseguir recursos e liberação para a conclusão da obra, o que resultou num novo processo licitatório para conclusão da obra.

 

 

Dentro das comemorações dos 130 anos de emancipação política de Gravatá, na manhã da terça-feira (14/03), o prefeito Joselito e a secretária Ninha assinaram a Ordem de Serviço para a conclusão das obras do equipamento que irá contemplar 440 crianças. O local irá somar a assistência infantil às outras três creches do município, inauguradas nesta gestão, que atendem cerca de 250 crianças atualmente. Vale salientar que até o início de 2022, quando Gravatá tinha 128 anos, não havia nenhuma creche no município.

 

Prestigiaram esse importante momento a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, demais secretários e executivos da administração municipal, coordenadores, diretores de departamentos e os vereadores Nêgo Suíno e Neném de Uruçu.

 

A população que mora no bairro celebrou essa conquista, tão importante para pais e mães que trabalham e não tinham onde deixar seus filhos para executarem seus ofícios, a exemplo da dona de casa Josefa Maria que pontuou que “é de grande importância pra nós que somos mães, temos filhos que necessitam dessa creche aqui, há muitos anos a gente espera por isso e até agora nada, só promessas, mas com a graça de Deus tá aí o prefeito Joselito que vai dar início a tudo e a gente vai estar de posse de Vitória”

 

 

A secretária de educação Ninha Professora destaca a seriedade com que trabalha a gestão municipal. “Em 2021 eu assumi a Secretaria de Educação, a gente visitou todas as obras e essa foi uma em que a empresa ainda estava trabalhando com muita lentidão e aí conversamos com o dono da empresa, identificamos algumas irregularidades e começamos a fazer um encontro de contas, o que a gente encontrou de irregularidades ele foi fazendo. Mas em dezembro de 2021 talvez ele não tenha suportado, não aguentou e abandonou a obra. A partir daí tivemos que fazer novo processo licitatório e estamos retomando agora, dando esse presente de aniversário da cidade para a comunidade. Sabemos que obras têm atrasos, mas a gente pretende cumprir o prazo de 10 meses, como temos feito com todas as obras que iniciamos e é com essa seriedade que assumimos esse compromisso, como todo o governo do prefeito Joselito faz: trabalha com seriedade.”

 

 

O gestor do município, Joselito Gomes, ressalta que “dentro das comemorações dos 130 anos de emancipação política de Gravatá, estou aqui no bairro Alpes Suíços, aqui está a creche que ficou paralisada de 2020 para cá e tivemos que fazer todo um processo de auditoria e percorrer etapas até o momento de hoje da assinatura da Ordem de Serviço. Um trabalho feito com responsabilidade, não como vinha sendo realizado antes com objetivo eleitoreiro, Hoje o trabalho é realizado focado naquelas necessidades da população e nada melhor do que poder oferecer em torno de 440 vagas para crianças que precisam estar na escola, que é o ambiente da criança, junto com o ambiente familiar. A obra será agora reiniciada e aqui estarei para entregá-la pronta à comunidade. Nosso trabalho avança com compromisso com as pessoas.”


Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)
Fotos aéreas: Eliese Henrique


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS