Prefeito Joselito Gomes participa da inauguração da usina fotovoltaica do IAPE

Tags: , ,
Publicado em 29 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Projeto é pioneiro na região e abastecerá 7 unidades da Rede Adventista de Educação

 

 

Na manhã desta quarta-feira (29) o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, da secretária de Educação, Ninha Professora, e do chefe de gabinete, Lucas Noia, Esteve presente na cerimônia de inauguração da usina fotovoltaica do Instituto Adventista Pernambucano de Ensino – IAPE, no município de Sairé.

 

 

A usina, referência não apenas na região, mas na América do Sul, ocupa uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados e irá gerar energia suficiente para abastecer, além do IAPE, outras 6 unidades de ensino da Rede Adventista de Educação nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão e Recife.

 

Dentro do projeto de adequação à energia solar, foram desenvolvidos pelos alunos dois projetos: um veículo automotivo movido e uma estação de carregamento de celular, ambos alimentados a esse tipo de energia, finalidades viáveis e possíveis para aplicação em médio prazo na sociedade.

 

 

O CEO da Komeco, Denisson Freitas, empresa que fabrica todo o equipamento utilizado para captação, transformação e distribuição da energia na usina do instituto, fala sobre os benefícios desse tipo de aproveitamento energético. “Existem vários aspectos que podem ser tirados dos investimentos em energia fotovoltaica. A primeira delas é que você passa a economizar recursos e com esses recursos você gera outras oportunidades de negócio. Existem questões, por exemplo, ambientais porque é claro, você desafoga o investimento público em energia que custa caro e às vezes tem impacto ambiental negativo, então se cada um produziu um pouquinho da sua energia, você desafoga o estado. E o terceiro aspecto é que, ao você não impactar na natureza, você de fato preserva o teu planeta.”

 

 

O diretor geral do IAPE, Denison Cavalcante, sobre a importância da conscientização ambiental na educação, afirma que “o grande papel da educação é conseguir colocar no coração de adolescentes, de jovens, da nossa sociedade a importância de cuidarmos do nosso planeta. Essa consciência ambiental, ecológica, começa na educação e quando nós conseguimos colocar isso no coração de todos, nós conseguimos ter um planeta mais sustentável, um planeta que realmente mereça ser cuidado por cada habitante. Esse é o grande propósito do IAPE como educação aqui pra nossa região.”

 

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, entusiasmado com o projeto, afirma que “o caminho, não digo do futuro, mas já no presente, é este, pouco a pouco estamos encontrando, seja em uma residência, em uma empresa, no caso aqui do Instituto Adventista, empreendimentos assim, investimentos assim. Significa dizer que este é o caminho daqui para frente. Louvado seja Deus pela obra da criação e, através do ser humano, através da inteligência, da capacidade do ser humano que, utilizando-se da ciência, realiza coisas assim, extraordinárias. O momento aqui está sendo de ação de graças, de bênçãos e eu parabenizo toda a diretoria, todas as pessoas que estiveram envolvidas na construção desta obra aqui no Instituto Adventista de Pernambuco.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS