Prefeito Joselito Gomes participa de agenda na Prefeitura de Gramado

Tags: ,
Publicado em 14 de janeiro de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

No município gaúcho, o gestor foi conhecer como funciona a estrutura técnica do tradicional espetáculo Natal Luz

De 28 de outubro de 2021 até o próximo dia 30 de janeiro, acontece em Gramado, município da Serra Gaúcha, a 36ª edição do tradicional Natal Luz, espetáculo conhecido nacional e internacionalmente. Para conhecer e visualizar como funciona a estrutura técnica e a função social do evento, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, foi até o local, acompanhado da primeira-dama, Viviane Facundes, e do chefe de Gabinete Lucas Noia, nesta visita oficial.

Na tarde da quinta-feira (13), o prefeito, a primeira-dama e o chefe de gabinete foram recebidos na sede da Expo Gramado por Carolina Fisch, procuradora jurídica da Gramadotur, autarquia municipal vinculada à Secretaria de Turismo, que cuida dos eventos da cidade. Gramado tem 07 eventos anuais, se destacando o Festival de Cinema, que em 2022 chega aos 50 anos, e o Natal Luz. 86% da economia da cidade vem do turismo, que recebe 6 milhões de visitantes por ano.

Carolina Fisch explicou toda a logística e estrutura do evento, que começa muitos meses antes do próprio Natal em si, e que a paixão pelo turismo é cultivada desde a escola. Segundo a procuradora, “os alunos da rede municipal aprendem a importância da atividade turística e dos símbolos municipais. Em parceria com as secretarias de Educação e Cidadania e Assistência Social, eles também realizam o Programa de Artes, que vai de março a outubro, promovendo oficinas de teatro, malabares, circo, acrobacia, artesanato, confecção de carros alegóricos e fibras.”

Na área social, o Natal Luz, que é financiado por empresas privadas e recursos estaduais e federais, atende as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica com o acesso gratuito aos eventos e arrecadação de alimentos para doação a este público específico.

Para o prefeito Joselito Gomes, a visita a Gramado é uma possibilidade de importar para Gravatá eventos renomados no cenário nacional, dentro das possibilidades e da realidade local, mas dando o foco que o município merece. “Recebemos informações sobre todos os passos que devem ser dados, o tempo de execução e as nuances legais para que possa acontecer”. O gestor destacou também o recorte social dos eventos, que atende a população local que precisa de mais atenção do poder público.

A convite da Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o prefeito, a primeira-dama e o chefe de gabinete assistiram, durante a noite da quinta-feira, o espetáculo “Nativitaten”, que faz parte da grade de programação do Natal Luz de Gramado 2021.

Reportagem e fotos: Lucas Noia (Gabinete do Prefeito)