Prefeitura celebra dia do Agente Comunitário de Saúde e o parabeniza pelo trabalho realizado em Gravatá

Publicado em 29 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: ACS

Manhã é marcada por reconhecimentos e agradecimentos aos ACS do município que estão na ponta da lança todos os dias em áreas assistidas

Um momento importante e ímpar foi promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, na manhã desta sexta-feira (29), na quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

O intuito desta celebração foi comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde, que é celebrado no dia 04 de outubro, e ressaltar o seu papel nas comunidades do município, reconhecendo seu apoio e seu olhar humano às pessoas que são assistidas.

Além de parabenizá-los pela forma que estão conduzindo a comunicação entre a área assistida e a Secretaria de Saúde, assim a comunidade é cada vez mais beneficiada e digna de melhorias.

A mesa para receber os ACS foi composta pelo prefeito Joselito Gomes, o secretário de Saúde, Dr. Edson Gomes e a executiva da pasta, Maria da Saúde, o coordenador municipal de Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira, a presidente da associação dos ACS, Tatiana Fradique, e Manezinho de Casa Nova, que é agente comunitário.

Após trocas de experiências, foram entregues, de forma simbólica, umas lembrancinhas aos representantes de cada Unidade de Saúde Familiar e aos que fizeram parte da mesa.

Tatiana Fradique, presidente da associação dos ACS, fala que “mais um momento gratificante de reunião com a nova gestão do município de Gravatá, onde a gente reconhece a valorização do profissional do agente comunitário de saúde. Um momento que marca a união, que marca a proximidade da nova gestão e que faz com que todos os profissionais se sintam acolhidos pela gestão, e que consigam passar isso para a gestão, tendo em vista que o agente de saúde é o elo mais importante entre a população e a gestão do município. Então, como representante dos agentes comunitários de saúde, eu agradeço ao prefeito Joselito Gomes, ao secretário Dr. Edson e a todos que compõem a Secretaria de Saúde”.

José Edson, secretário de Saúde, explica que: “Estamos aqui nessa comemoração dos agentes de saúde pelo seu dia, que foi dia 04 desse mês, como também a gente ressaltar a importância do agente de saúde nas comunidades, a importância desse trabalho que eles fazem efetivamente porque a saúde ela começa com o agente de saúde, eles que visitam as casas, eles que sabem aonde estão os problemas. Estamos fazendo o remapeamento para os agentes de saúde trabalharem melhor e as pessoas terem mais efetivamente os agentes de saúde em suas casas”.

Prefeito Joselito Gomes, esteve presente nesse momento importante e disse: “Estou participando aqui, na Escola Devaldo Borges, de um encontro com os agentes comunitários de saúde de Gravatá. Comemorando o dia deles que ocorreu agora no dia 04 de outubro, e ao mesmo tempo, reconhecendo, parabenizando e agradecendo o trabalho que cada agente de saúde desenvolve no município. O agente comunitário está na ponta, está em contato direto com cada pessoa, com cada família, em cada comunidade e, a partir daí, a saúde vai tendo um retorno daquelas melhoras, daquelas necessidades que cada comunidade vai representando, assim o nosso trabalho continua porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)