Prefeitura de Gravatá assina Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Ato aconteceu na abertura do Mês da Primeira Infância e teve a posse dos integrantes do Conselho Gestor do município

A primeira infância é uma fase muito importante na vida de todo ser humano e a Prefeitura de Gravatá tem o compromisso também com as crianças do município.

Na noite desta sexta-feira (06), o prefeito padre Joselito Gomes assinou o Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, no evento em que marcou o início do Mês da Primeira Infância, no auditório da Secretaria de Educação.

O Mês da Primeira Infância é promovido pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), e está sendo comemorado pela primeira vez, neste mês de agosto, com o tema “O Brasil do futuro começa agora”.

Além do prefeito, fizeram parte da mesa a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, a secretária de Educação do município, Ninha Professora, o coordenador do Programa Criança Feliz do município, Josinaldo Leão, e a Irmã Velusia Rodrigues, que é presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

De forma remota, participou a coordenadora do Programa Criança Feliz de Pernambuco, Bernadete Gondim. Em sua fala, ela destacou a pertinência do ato da gestão municipal em aderir ao pacto e apresentou a agenda do evento no estado.

Josinaldo Leão, coordenador do Programa Criança Feliz no município, falou como a Prefeitura vai trabalhar pela primeira infância em Gravatá. “Nós trabalharemos esse mês e ao longo da gestão ações que são voltadas para o desenvolvimento da criança. Teremos palestras, com a participação de várias autoridades no assunto do estado e do município, e isto será muito importante para o Programa Criança Feliz no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mas principalmente para a primeira infância”.

Viviane Facundes destacou como a união entre as secretarias vai contribuir para uma primeira infância feliz em Gravatá. “É de extrema importância a união das Secretarias de Assistência Social e Juventude, Educação e Saúde porque é através delas que iremos trabalhar o fortalecimento de vínculos para trazer dignidade e transformação na vida dessas crianças. Vamos plantar a semente, colher bons frutos e teremos um resultado muito bom no final. Isso demonstra que o nosso compromisso é com as pessoas”.

A presidente do COMDICA, Irmã Velusia Rodrigues, destacou o papel do município no Pacto. “Eu acho que foi um passo muito importante porque cuidar da infância é cuidar do futuro. Como eu disse na abertura, é preciso ue a gente cuide bem do outro para que dê flor e frutos e eu penso que esse incentivo do prefeito padre Joselito de aplicar essa política pela primeira infância é uma coisa que emociona porque de fato as crianças precisam ser cuidadas, tanto elas, quanto suas mães, porque no futuro teremos uma Gravatá mais feliz e humana”.

O prefeito, Padre Joselito falou porque o município assinou o termo de adesão. “Através da nossa gestão, existe o compromisso com as pessoas e ele começa com a responsabilidade, sensibilidade e atenção que devemos ter com a criança. Desde a primeira infância até a sua adolescência, porque se nós queremos um futuro promissor, uma Gravatá do jeito que queremos, com qualidade de vida, precisamos em primeiro lugar investir pesado em educação, em saúde, em moradia digna, este é o sentido dessa assinatura hoje”.

O Vice-prefeito e secretário de Turismo de Gravatá, Júnior Darita, além do chefe de Gabinete, Lucas Noia, secretários municipais, executivos, funcionários da gestão municipal, e os vereadores Cabritinha e Nego Suíno marcaram presença no evento de assinatura do Termo de Adesão, quando houve a posse e entrega dos diplomas dos integrantes do Conselho Gestor pela Primeira Infância de Gravatá.

Na ocasião, a secretária de Educação, Ninha Professora, anunciou, oportunamente, o início do funcionamento de três creches em 2022 em Gravatá.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)