Prefeitura de Gravatá comemora Dia Mundial do Turismo com programação especial ao longo da semana

Publicado em 28 de setembro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Destaque

Data, que é comemorada nesta segunda, dia 27 de setembro, será lembrada com eventos e atividades até o próximo sábado (02)

 

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo e, para marcar a data, a Prefeitura de Gravatá vai dedicar a semana inteira a eventos e atividades voltados para o tema.

 

O pontapé inicial foi a ação do projeto Alto Com Vida, na Ilha das Cobras, no Cruzeiro, sábado (25) passado, com mutirão dos moradores para rebocar as casas que vão passar por requalificação e receber pinturas especiais no próximo sábado, 02 de outubro, com encontro dos turismólogos para o trabalho voluntário na comunidade, além da participação de engenheiros e arquitetos.

 

Antes, na quarta (29) e quinta (30), profissionais que fazem parte do Trade Turístico de Gravatá participam de visita guiada na Trilha dos Túneis, pelo programa Conhecendo Gravatá. As saídas estão marcadas para 8h. 

 

Ainda na quarta (29), será celebrada missa em homenagem aos 90 anos da 1a Celebração Eucarística de Frei Damião no Brasil, na Capela de São Miguel Arcanjo, no Riacho do Mel, às 19h.

 

Para encerrar a programação especial pelo Turismo, o sábado (02) será dedicado a mais dois eventos, além da pintura das casas na Ilha das Cobras: será o treinamento do Gravatá Ultra Trail, que será uma corrida nas trilhas em parte da Zona Rural da cidade, com a concentração marcada para 6h, na Secretaria de Turismo, que fica na Avenida Joaquim Didier, 261, Centro, com final previsto para 10h, no Alto do Cruzeiro; e o Rally PE, ou Rally das Crianças, evento de automobilismo desportivo, com a concentração marcada para 8h, na Estação do Artesão. 

 

O diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião, explicou ainda que “resolvemos fazer essa semana festiva em homenagem a essa atividade econômica que é importantíssima aqui para o município. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, organizou, como uma das atividades, o curso de aperfeiçoamento para guias e condutores, ou seja, profissionais que já trabalham conduzindo os visitantes aos pontos da cidade. Entre os assuntos abordados no curso, estão história instrumental, geografia turística, ética e introdução à teoria geral do turismo. A entrega dos certificados será na próxima sexta (01), às 10h, no Paço Municipal, e no mesmo evento iremos prestar uma justa homenagem a Família de Truan (In Memorian), que deu essa identidade suíça à nossa cidade, em 1968, com a inauguração do restaurante Taverna Suíça. Por tudo isso, Gravatá já é um destino consolidado no turismo em Pernambuco, temos o perfil de cidade de segunda residência, então pensamos em fazer uma atividade turística que seja sempre boa para o morador e para o visitante”. 

 

Acompanhe abaixo a programação especial pela Semana do Turismo de Gravatá:

 

Sábado (25) e domingo (26) 

Intervenção urbana na Ilha das Cobras dentro do projeto Alto Com Vida, das 8h às 17h

 

Quarta (29) e quinta (30)

Conhecendo Gravatá: visita guiada na Trilha dos Túneis com o Trade Turístico de Gravatá, às 8h

 

Quarta (29)

Celebração Eucarística em homenagem aos 90 anos da 1a Missa de Frei Damião no Brasil, às 19h, na Capela de São Miguel Arcanjo, no Riacho do Mel

 

Sexta (01)

Entrega dos certificados aos alunos do curso de Atualização para Guias e Condutores de Turismo de Gravatá e entrega da placa em homenagem In Memoriam a família de Truan pela contribuição para o turismo de Gravatá, às 10h, no Paço Municipal

 

Sábado (02)

Treinamento do Gravatá Ultra Trail, corrida a pé nas trilhas da Zona Rural da cidade, com concentração às 6h, na sede da Secretaria de Turismo; 

 

Etapa do Rally PE, ou Rally das Crianças, evento de automobilismo desportivo multimarcas com provas de rally de regularidade, a partir das 8h, concentração na Estação do Artesão; 

 

Pintura das casas na Ilha das Cobras, dentro do projeto Alto Com Vida, das 8h às 17h.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS