Participação dos artistas locais na maior feira de artesanato da América Latina faz parte da nova política pública de incentivo à cultura do município
Gravatá é um verdadeiro celeiro de artistas das mais diversas expressões e o artesanato é um dos pontos fortes do município.
Sabendo desse potencial, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, convoca os artesãos, a partir desta segunda (30), que desejam participar da 22ª Fenearte, que este ano será realizada entre os dias 06 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O assistente técnico da SECTURCEL, Lucas Alves, explica como os artesãos podem fazer a inscrição para expor e vender as peças no estande da Prefeitura de Gravatá na feira. “Estamos fazendo esse chamamento desses artistas, que terão que fazer a inscrição aqui na sede da secretaria, e vamos fazer uma plataforma de seleção pelo Conselho Municipal de Cultura, de acordo com o segmento de cada um, como madeira, barro, pintura, fotografia, entre outros, e vamos fazer a seleção. Infelizmente não podemos levar todos, pois nosso espaço na feira é limitado, mas a ideia é levar um representante de cada segmento. O artista não terá custo, pois o estande é pago pela prefeitura por meio da ADDIPPER. A secretaria irá fornecer a ida e vinda deles durante os 12 dias de feira”.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, “a Fenearte é uma vitrine do artesanato gravataense e a cidade contempla os artesãos que precisam ser conhecidos e reconhecidos. Gravatá é um polo efervescente de artesanato, temos todos os artesãos representados pela nossa bonequinha da sorte, que é a nossa matriz cultural e precisamos expor cada vez mais a forte cultura que existe aqui”.
O artesão interessado em concorrer deverá preencher um formulário de inscrição, que será disponibilizado a partir desta segunda (30), na sede da secretaria, que fica na Rua Cleto Campelo, próximo ao prédio da prefeitura, de segunda a sexta, das 8h às 13h.
O artista deve apresentar, além do formulário preenchido, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, release ou currículo e fotografia de ações de que já participou.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)