Prefeitura de Gravatá divulga balanço positivo de ocorrências no São João 2022

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em 05 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Enquanto o público se divertia e aproveitava os melhores shows da programação junina do Arraiá da Felicidade, profissionais de várias áreas trabalhavam para garantir a segurança de todos

Os dias de shows do Arraiá da Felicidade, em Gravatá, foram um verdadeiro sucesso de público e qualidade das apresentações. Para que todos pudessem aproveitar a festa ao máximo, foi preciso que diversos profissionais trabalhassem para garantir saúde e segurança de todos. Com isso, o balanço de ocorrências foi bastante positivo.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Gravatá realizou 1.142 atendimentos na sua sede e 64 atendimentos no stand montado no Pátio de Eventos.

Já o Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa registrou 156 atendimentos e um óbito.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, realizou ao todo 49 atendimentos no Pátio de Eventos ao longo dos cinco dias de festa. Destes, 36 foram atendimentos clínicos, 10 atendimentos de traumas e 03 atendimentos psiquiátricos, dos quais 44 foram encaminhados para a UPA e 05 foram atendidos no local.

A Vigilância Sanitária de Gravatá atuou na fiscalização de bares, restaurantes e lanchonetes. Além de realizar georreferenciamento dos polos da festa, para basear os pontos de fiscalização, a VISA realizou 138 inspeções, atendimento de uma denúncia, uma notificação e 6 coletas.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, antes das festividades do São João, a rede hoteleira de Gravatá ocupou 90 % dos leitos. Já durante o São João, foram 98%. Vale salientar que as reservas para estes período já tinham sido vendidas 60 dias antes.

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Gravatá – GCM, nenhum acidente de trânsito com vítima foi registrado. Quanto às ocorrências conduzidas para a Delegacia de Polícia, foram registrados um roubo de aparelho celular na sexta (17) e, no sábado (18), uma agressão. Nas duas ocorrências os suspeitos foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia.

Além do serviço público municipal, o Governo de Pernambuco é um grande parceiro e também trabalhou para que a segurança fosse garantida.

A Polícia Militar de Pernambuco atendeu seis ocorrências na sexta (17), sendo cinco conduções ao posto do comando por brigas e um encaminhamento à Delegacia de Polícia Civil por desacato. No sábado (18), foram registradas duas ocorrências, sendo um socorro de emergência e um encaminhamento para a DP por briga. Já na segunda semana de festa, na quinta (23) foram três ocorrências: um encaminhamento à DP por perturbação do sossego (TCO), outro por desacato e o terceiro por embriaguez e desordens. Na sexta (24), foram 3 encaminhamentos à Delegacia de Polícia, sendo um por embriaguez e desordem e os outros dois por furto (flagrante). No último dia de festa, sábado (25), foram cinco ocorrências: quatro encaminhamentos à DP por desordens e um por embriaguez e desordens. O total foi de 20 ocorrências.

A 5ª CIPM apresentou, ainda, a estimativa de 30 mil pessoas presentes no Pátio de Eventos na sexta (17), de 40 mil no sábado (18), de 25 mil na quinta (23), de 18 mil na sexta (24) e de 30 mil no sábado (25), um total de 153 mil pessoas que passaram pelo Pátio de Eventos nos cinco dias de festa.

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu o total de 66 ocorrências ao longo dos dias de festa.

O Conselho Tutelar de Gravatá, que também trabalhou nos dias de festa, não registrou ocorrência.

A limpeza urbana registrou o recolhimento de 74.025 TON de lixo nos dias em que houve o Arraiá da Felicidade.

Além da grade de shows que prestigiou artistas de renome regional e nacional, o Arraiá da Felicidade garantiu paz e tranquilidade a todos que vieram curtir os cinco dias de festa, um compromisso com as pessoas que é a marca da gestão do prefeito Joselito Gomes.

No comércio o aumento no movimento foi expressivo. A vendedora Thaís Nascimento trabalha na loja Ellegance. Com um faturamento aumentado em 200% ela comemora. “Através do São João teve um grande aumento de vendas, não só aqui na nossa loja, como em Gravatá inteiro, aumentou o fluxo de turistas e dos nossos gravataenses nas lojas. A gente teve, em média, uma porcentagem de 200% no aumento das vendas de roupas, calçados, no geral.”

Já de acordo com Lidiane Santos, sócia da Arte Café Confeitaria, “em junho de 2022 batemos recorde de vendas. Nossa cafeteria tem 16 anos de mercado em Gravatá e o mês de junho desse ano foi o período que mais vendemos desde a nossa inauguração, em 2006. Com isso todos saem ganhando e a roda da economia da cidade gira.”

O prefeito Joselito Gomes se sente feliz e satisfeito com o resultado da primeira grande festa que sua gestão realizou em Gravatá. O chefe do executivo municipal avalia que “o São João de Gravatá 2022, o Arraiá da Felicidade, mais do que um momento de alegria e festejos no município, foi uma festa segura, muito pela proibição de recipientes de vidro no Pátio de Eventos, e foi também uma festa rentável para o comércio e rede hoteleira locais. Vamos sempre nos aperfeiçoar para que, cada vez mais, seja oferecido o melhor aos gravataenses e visitantes. Nossa equipe é dedicada e empenhada para trabalhar pelo bem de todos e o nosso compromisso com as pessoas continua, porque queremos fazer de Gravatá um lugar cada dia melhor para todos.”

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço, Nilson Silva e Marcone Barros (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique