Prefeitura de Gravatá e Ministério Público de Pernambuco inauguram Centro do Projeto Orelhão Digital

Publicado em 17 de novembro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Em busca de inclusão, essa ferramenta irá beneficiar e ajudar os cidadãos que possuem dificuldades em navegar em sites da internet para resolver suas demandas 

 

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Gravatá e Ministério Público firmam mais uma parceria importante com a inauguração do Centro de Projeto Orelhão Digital, localizado na Central do Cidadão, na Rua Sérgio Loreto, S/N, por trás da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

 

Em busca de inclusão, os órgãos públicos promovem este serviço digital para a população com o intuito de suprir e ajudar nas dificuldades de acesso a esta ferramenta. Além de colaborar com as pessoas leigas na era digital com o devido suporte da agente especializada, Eudrielly Fradique, que vai contribuir nas orientações dos órgãos requisitados pela população.

 

 

Vale destacar que os serviços oferecidos pelo projeto são de forma gratuita.

 

O prefeito Joselito Gomes acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, junto aos secretários, executivos, servidores municipais, a chefe de gabinete, Liliane Costa, a promotora do MPPE, Fernanda Nóbrega e o promotor Ivan Viegas, inauguraram esse espaço acolhedor.

 

Para a promotora de Justiça (MPPE) e coordenadora do projeto, Fernanda Nóbrega, esse serviço vai destravar e ajudar as pessoas que têm dificuldades com questões digitais: “O Orelhão Digital vai servir para que a pessoa possa agendar sua prova de vida, participar de audiências, tirar certidões nos órgãos judiciais a exemplo do TJ, a exemplo da Justiça Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, vai servir para registrar ocorrências se for necessário online. Todos os serviços online públicos e privados também, que possam ser ou que ofereçam a modalidade online poderão ser acessados através do Orelhão Digital”.

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, avalia essa parceria positiva que vai dar apoio e auxílio aos cidadãos: “Estamos hoje inaugurando e entregando a população de Gravatá este equipamento chamado Orelhão Digital justamente para facilitar a vida de muitas pessoas e você possa resolver tudo aqui que sozinho ou sozinha não está sabendo ou não está conseguindo realizar. E tudo isso acontece, serviços importantes e necessários são oferecidos à população porque nosso compromisso é com as pessoas”.

 

 

Se liga nos serviços que Orelhão Digital oferece:

 

ATENDIMENTO CELPE (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Novo agendamento • Consultar agendamento/ cancelamento • Registro de denúncia na Ouvidoria • Reclamações • Emissão de fatura digital

 

ATENDIMENTO COMPESA (Para todos os serviços são solicitados o CPF ou número do contrato) • Impressão da 2ª via de conta • Registro na Ouvidoria • Canal de denúncias • Solicitar nova ligação • Tabela de serviços e valores • Certidão negativa de débitos • Declaração de quitação de débitos • Reportar vazamento • Acompanhamento de protocolo • Serviço de informação • Agendamentos de serviços • Tarifa social • Revisão de consumo • Baixa de fatura • Emitir parcela de negociação de débitos • Contrato do cliente • Restabelecimento de ligação • Inclusão tarifa social • Religação de água • 2ª via de Contrato de Adesão • Acompanhamento de protocolo

 

INSS – INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (Serviços sem senha, apenas CPF e data de nascimento do contribuinte) • Agendamentos/Solicitações • Agendar perícia • Emitir Guia de Pagamento Social (GPS) • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) • Calendário de pagamento • Encontre uma agência • Verificar autenticidade de documento • Inscrever no INSS • Suporte (Ouvidoria)

 

DETRAN/PE – DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços será solicitado o CPF) • Agendamento e serviços online • Exames psicomédicos • Pessoas com deficiência • Legislação • Exame Toxicológico • Exame médico • Avaliação psicológica SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EXPRESSO CIDADÃO (Para todos os serviços será solicitados o CPF) • Agendamento para emissão do Registro Geral – RG • Agendamento da 2ª via de identidade • Agendamento para Carteira de Trabalho • Agendamento para Seguro Desemprego

DELEGACIA ONLINE DE POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO (Para todos os serviços serão solicitados os dados pessoais e fornecimento de e-mail) • Registro de BO – Boletim de Ocorrências • Furto (celulares, documentos e outros) • Extravio (perda de celulares, documentos e outros) • Acidente de Trânsito (com dano material, sem vítima) • Pessoas desaparecidas • Violência contra a mulher e solicitação de medidas protetivas

 

SAÚDE NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL (nº CARTÃO SUS) (Todos os serviços serão ofertados de acordo com o portal da Secretaria de Saúde de cada município e cobertura da GERES – GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE).

 

RECEITA FEDERAL (CPF / nº do recibo de comprovante IR – Imposto de Renda) • Consultar o CPF (Cadastro Pessoa Física) • Agendamento para regularizar o CPF ( no caso do contribuinte que já conste na base de dados da Receita Federal) • Consultar o andamento situacional da Declaração do Imposto de Renda.

 

PARTICIPAÇÃO EM AUDIÊNCIAS VIRTUAIS EM PROCESSOS JUDICIAIS E PROCEDIMENTOS EM ANDAMENTO NO MPPE • Participação através de link fornecido pelo órgão respectivo.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


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