A conclusão de mais uma etapa da regularização fundiária é possível graças às parcerias fortes e firmadas
A noite desta sexta-feira (22) se tornou especial e memorável no município de Gravatá, pois moradores dos bairros Nossa Senhora da Conceição e Morada do Sol receberam o tão sonhado título de propriedade, documento que regulariza a propriedade do morador. A entrega ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá.
Essa conclusão de mais uma etapa da regularização fundiária tornou-se possível graças ao empenho da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Agricultura com a correalização dos parceiros do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, Corregedoria Geral, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, da Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco – ARIPE, Associação dos Cartórios de Pernambuco – ANOREG e Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, além do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Interpe, Companhia Estadual de Habitação e Obras- Cehab, Pernambuco Participações e Onvestomebtos – PerPart, Governo de Pernambuco, Secretaria de Patrimônio da União – SPU e Governo Federal, com o apoio da Escola Judicial de Pernambuco – Esmape.
Ao total 138 títulos foram entregues e moradores comemoram bastante essa conquista.
D. Marly Estima Carneiro estava com seu esposo e foi uma das contempladas. Ela ficou bastante emocionada e deixou seu agradecimento: “Hoje estou recebendo minha vitória. Agora posso dizer que é minha casa, que estou indo para minha casinha. O prefeito Joselito tem dado essa oportunidade da gente de ter nossa casa, a gente pode dizer que é nossa e que ninguém vai tirar a gente. Ele deu nossa posse, nossa escritura, estou muito feliz, não tenho nem palavras”.
A coordenadora adjunta do Programa Moradia Legal de Pernambuco, Sara Lima, avaliou o desempenho da gestão municipal para que isso aconteça sempre em Gravatá: “Realmente Gravatá é uma das cidades que assumiu o Programa de uma forma intensa, formando uma equipe, tem investido muito e tem uma coordenação muito boa. A gente já tem outros títulos em cartórios que estão praticamente registrados, então a dinâmica está bem intensa porque um título é entregue e o outro já está chegando. A gente tem que parabenizar a equipe municipal e a gestão municipal”.
Lula do Padre, secretário de Agricultura, destacou a entrega de títulos e reforça o compromisso do prefeito Joselito Gomes: “Entregamos 138 títulos de propriedade e isso demonstra o compromisso do prefeito Padre Joselito com todos os setores de Gravatá. É uma administração que atua em todos os cantos, em todos os lugares. Nós percebemos a necessidade de regularizar esse imóveis dando a tranquilidade aos seus proprietários e também a valorização dos mesmos”.
O prefeito Joselito Gomes, comentou sobre mais um marco em sua gestão com a entrega de títulos pelo Programa Moradia Legal: “Convênio que há entre a Prefeitura de Gravatá e o Tribunal de Justiça do Estado que vem avançando em nosso município. Hoje aqui foram entregues 138 títulos de propriedade a moradores do Loteamento Nossa Senhora da Conceição e outras localidades. Vamos seguir com o Moradia Legal, vamos avançar ainda mais porque muitas outras famílias estão na expectativa de receber o título de propriedade. Tudo isso acontece em nosso município, em nossa gestão porque o compromisso que temos é com as pessoas”.
É importante destacar a presença da coordenação do SPU, Gustavo Veras, do coordenador do Programa Moradia Legal de Gravatá, Renner e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá, Zé Mário. Além dos secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, do secretário de Comunicação e Imprensa, Rodolfo Lima e do secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira.
A coordenadoria da Mulher do TJPE representada por Dalva e Claudionice realizou a entrega de panfletos e abriu um espaço para reafirmar a importância de combater a violência contra mulher, esse breve momento contou com a presença da secretária da Mulher, Ester Gomes.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)