Prefeitura de Gravatá faz adesão à Rede Nacional de Governo Digital no dia do Profissional de TI

Tags: , , , ,
Publicado em 19 de outubro de 2021, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

A Rede Gov.br tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público

Neste dia 19 de outubro, data em que é celebrado o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação, a Prefeitura de Gravatá avança na área e faz adesão à Rede Nacional de Governo Digital, do Governo Federal e, com isso, é a 4ª cidade em Pernambuco a fazer parte da Rede Gov.br.

De natureza colaborativa, a Rede Gov.br tem como finalidade a promoção da colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. Além disso, estimular a redução de custos e o aumento da agilidade de acordo com os interesses e necessidades da sociedade.

A Portaria nº 23, de 04 de abril de 2019, detalha os benefícios e compromissos da adesão à Rede Gov.br que contém a minuta do termo de adesão, assinado nesta terça-feira (19), pelo prefeito Joselito Gomes, durante a reunião junto ao secretariado municipal.

Com essa adesão é possível estreitar laços com os estados e municípios que fazem parte da Rede Gov.br, na busca da ampliação, troca e o compartilhamento de experiências, tecnologias e metodologias.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes destaca os benefícios que a Rede Gov.br traz para o município. “Esse convênio traz os seguintes benefícios: patrocínio do governo federal, apoio metodológico para a transformação digital, oferta de plataformas digitais gratuitas, programa treinamento dos servidores públicos, reuso e a colaboração com outros estados e municípios e apoio para financiamento do programa junto aos agentes de fomento nacionais e internacionais. Assim continuamos trabalhando porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

A Rede Gov.br oferta as seguintes soluções: Apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos; Plataformas digitais, com autenticação única de usuários, para a centralização dos serviços públicos ofertados pelos diversos entes componentes da rede; Prioridade no Programa de Desenvolvimento de Capacidades; Compartilhamento de soluções para o atendimento de problemas comuns, onde o reuso e a colaboração favorecerão a qualidade do gasto público; Modelo de Custos para medir o impacto econômico da transformação de cada serviço para o digital; Apoio a financiamento junto aos agentes de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de levantar possibilidade de oferta de linhas especiais de financiamento voltadas para ações de transformação digital.

Para saber mais sobre a Rede Gov.Br acesse: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/rede-nacional-de-governo-digital

Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Nilson Silva (SECOM)