Ações educativas, distribuição de panfletos e cartazes e mostram de ciclos do mosquito foram apresentada para a população
A Prefeitura de Gravatá de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou na terça-feira (19), o Dia Nacional de Combate contra a Dengue, as ações aconteceram na Praça da Matriz e no Parque Janelas Para o Rio.
O combate intensifica a importância da prevenção contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A campanha foi instituída por lei para o dia 19 de novembro pelo Ministério da Saúde.
] ]
Daniela Bandeira, coordenadora de Vigilância Ambiental, destaca: *“Combater a Dengue é um serviço que nós temos que é um hábito diário. Nós temos que combater o mosquito vetor dessas arboviroses, Dengue, Chikungunya, Zika, todos os dias. Mas o Ministério da Saúde tem a campanha nacional de combate à Dengue, que foi instituída, está em Lei, e ela foi instituída para o dia 19 de novembro. Então todo dia 19 de novembro é o Dia D, combate à Dengue. E Gravatá não poderia ficar fora da campanha nacional. Então, estamos o dia inteiro em campanhas educativa, mostrando o ciclo do vetor, mostrando a importância de combater o mosquito. E o Aedes aegypti, informando a população quais são os sinais e sintomas, temos a nossa mosquitinha da Dengue que também está fazendo o maior sucesso entre a garotada e só estamos enfatizando a importância de combater o vetor”.*
*Para se prevenir e combater o mosquito todos os dias você precisa fazer o seguinte:*
Mobilize familiares, amigos e vizinhos para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença (o mosquito Aedes Aegypti). A melhor maneira de evitar a doença é eliminando os criadouros, para impedir o nascimento do mosquito. Para isso, é necessário a colaboração de todos, governos e sociedade.
Evite a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, verificando regularmente pontos que podem acumular água e realizando a limpeza e organização adequada, de forma que não aconteça o acúmulo de água.
Em caso de suspeita da doença procure um profissional de saúde o mais rápido possível, para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento recomendado pelo médico. Não se automedique. Repouse e tome bastante líquido.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)