Prefeitura de Gravatá mapeia demandas da saúde por meio de pesquisa inédita

Publicado em 22 de outubro de 2021, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Pesquisa ouve 11,3 mil pessoas e população aponta prioridades para o governo Joselito Gomes

A Prefeitura de Gravatá realizou uma pesquisa inédita – tanto pelo alcance quanto pela quantidade de entrevistados – para sentir a avaliação da população em relação aos serviços de saúde prestados pelo município. Foram ouvidas 11,3 mil pessoas de todos os bairros e distritos. Os resultados serão transformados em propostas que serão validades na conferência municipal de saúde que acontece na próxima segunda-feira (25/10/21). Pelo levantamento, numa nota de zero a dez, a saúde municipal recebeu uma avaliação de 8,26, sendo que quase 85% dos entrevistados, deram pontuação superior a sete.

O secretário de saúde, José Edson comemora a avaliação positiva, mas ressalta que a pesquisa tem uma importância que vai além das boas notas alcançadas. “Realizamos um trabalho inédito e que servirá de modelo para outras cidades do Brasil”, ressalta. “Além disso, a partir da consolidação desses dados, conseguimos definir as prioridades apontadas pela própria população. Isso nos dá uma assertividade muito grande. De colocarmos esforços exatamente onde o povo quer, conforme nos recomenda o prefeito Joselito Gomes”, explica.

O modelo utilizado na pesquisa – que foi feita tanto online quanto presencial e, inclusive com busca ativa em locais de grande circulação como a feira e o mercado público – utilizou um questionário fechado com uma lista de opções para que os entrevistados escolhessem as que deveriam ser tratadas como prioridades. “É importante ressaltar que as próprias listas apresentadas à população foram construídas a partir de conversas com os usuários nas nossas unidades de atendimento”, observa o secretário.

O questionário foi dividido em vários eixos como atenção primária, vigilância em saúde, hospitalar/SAMU, marcação de exames, procedimentos, consultas, transporte para tratamento fora do domicílio, média e alta complexidades, equipamentos, enfrentamento à Covid-19, entre outros. Os resultados consolidados da pesquisa serão apresentados na próxima segunda-feira (25), durante a 10ª Conferência Municipal de Saúde.
 Fotos: Anderson Souza (SECOM)