Prefeitura de Gravatá marca presença em palestra sobre autismo

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 09 de março de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Iniciativa do vereador Cabritinha reforça que os poderes executivo e legislativo devem caminhar lado a lado pela causa e pela promoção da qualidade de vida dos autistas e familiares 

 

 

 

Integrantes da gestão da Prefeitura de Gravatá marcaram presença em palestra promovida pelo vereador Cabritinha, na noite da quarta (08), na Câmara de Vereadores de Gravatá, sobre o autismo.

 

 

Estavam na mesa, além do anfitrião, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que estava representando o prefeito da cidade, Joselito Gomes, o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, e a diretora executiva do SERC (Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança), Maria das Dores.

 

 


Além deles, estava o advogado Franklin Façanha, que se apresenta sempre como marido de Raquel e pai do Benjamin, de 8 anos, que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e foi o palestrante do tema. “Importante a gente perceber que a gente tem que dar visibilidade para quem precisa. A população autista durante muito tempo ainda foi vista como invisível, mas cada vez mais o número de pessoas com autismo está aumentando e sim, o estado precisa de políticas públicas específicas para essa população, porque de uma forma ou outra o autismo vai impactar a vida de todos”.

 

Anderson Oliveira disse: “Foi um pedido do prefeito Joselito Gomes a nossa secretaria que integrasse as ações junto com a Assistência Social e a Educação para que a gente possa propiciar um cuidado muito mais detalhado para as crianças autistas de Gravatá. Através do CIG, que é uma de nossas ferramentas municipais, mas também temos o SERC e temos outros níveis e outros pontos de inclusão em escolas, ambientes da assistência social que a gente possa fazer essa integração. Essa é uma pauta importante, cheia de desafios que perpassam as barreiras do município, precisando integrar a saúde do município, do estado e da união, para que a gente possa juntos garantir cada vez mais uma atenção voltada à inclusão das crianças e jovens autistas de Gravatá”.

 

De acordo com o vereador Cabritinha, “esse é o papel do vereador: lutar por várias causas e entre elas o direito do autista. Hoje, no dia 08 de março, Dia da mulher, não há melhor presente do que mães e pais saberem o direito que o filho tem. Eu trouxe o amigo e irmão Façanha, que é especialista na causa do autista e vamos juntar o poder legislativo, o poder executivo para dar qualidade de vida tanto aos seus filhos autistas, quanto de pai e mãe enfrentar isso de frente, não esconder, basta. O autismo foi muito escondido e basta. Hoje temos que mostrar e enfrentar mostrando para a sociedade que somos iguais, não existe diferença”. 

 

Viviane Facundes falou que esse esforço vale a pena na luta pelos direitos da pessoa com TEA. “É fundamental entender que cada pessoa com autismo é única e tem suas próprias habilidades e desafios. Devemos respeitar e valorizar as diferenças, oferecendo o apoio e a inclusão necessários para que as pessoas com autismo possam viver com dignidade e ter acesso aos mesmos direitos que todos os cidadãos”.

 

 

 

Secretários municipais e executivos de Gravatá, representantes do Conselho Tutelar e sociedade civil marcaram presença na palestra, além do vereador Zé da Saúde. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS