Momento reuniu profissionais que trabalham pela pessoa com deficiência no município
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou apresentação do Centro de Inclusão de Gravatá – CIG e do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança – SERC, na quinta (25), no auditório do CRAS III, no CAIC.
A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Na plateia estavam funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Casa de Acolhimento e visitadores do Programa Criança Feliz, além do secretário executivo dos Conselhos Municipais de Gravatá, Danilo Barbosa.
Maria das Dores, diretora executiva do SERC, foi uma das palestrantes e ela falou sobre o serviço da instituição. “O SERC é definido como uma ONG, do terceiro setor, que atende famílias de pessoas com deficiência, de 0 a 17 anos, dando ênfase à estimulação precoce. Como somos uma ONG, nós sobrevivemos de projetos e convênios com o poder público, com a sociedade civil e editais. É de suma importância ter essa parceria com a prefeitura a gente complementa o atendimento que o poder municipal não consegue fazer sozinho. Com isso, ampliamos o atendimento à pessoa com deficiência em Gravatá e assegura a cidadania”.
480 crianças são atendidas no Centro de Inclusão de Gravatá, o que representa, na verdade, quase 500 famílias sendo acolhidas. Alessandra Facundes, coordenadora do CIG, falou mais sobre o centro. “O CIG faz acolhimento das crianças e adolescentes com deficiência e os atendimentos são voltados para pessoas de 0 a 17 anos, com equipe multidisciplinar, com os profissionais psicólogo, psiquiatra, educador infantil, neuropediatra, psicopedagogo, fisioterapeuta, o CIG fica na Rua Joaquim Souto, S/N, no Parque da Cidade, funciona de segunda sexta, das 7h às 17h. A gente agradece o apoio do prefeito Joselito Gomes, graças ao compromisso com as pessoas estamos tendo uma grande visibilidade e temos a nossa assistente social que está dando apoio no centro. A gestão municipal está oferecendo curso de Libras para os funcionários públicos, uma forma de inclusão aqui em Gravatá”.
O assessor técnico da Juventude, Artur Felipe, que foi o mobilizador da ação, explicou este momento. “Essa foi uma ideia que surgiu dentro da reunião do COMUD, e foi apresentado ao nosso prefeito, Joselito Gomes, e a secretária, Viviane Facundes, para que a gente pudesse fazer uma capacitação e que os profissionais saibam distinguir os dois serviços e destacar o excelente trabalho que eles desenvolvem em nosso município”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)