Prefeitura de Gravatá promove Dia D para exames citopatológicos

Publicado em 28 de março de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Nesta terça-feira (29) todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das zonas rural e urbana realizarão o exame voltado às mulheres do município

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, promove, nesta terça-feira (29), o Dia D para exames citopatológicos voltados às mulheres em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das zonas urbana e rural do município.

 

Essa ação foi pensada diante do que foi exposto pelo Ministério da Saúde referente ao Março Lilás que marca a conscientização e prevenção relacionada ao câncer de colo de útero. 

 

O exame citopatológico é um teste tranquilo e simples, mas de fundamental importância para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer. 

 

Todas as USFs do município funcionarão neste dia com a agenda voltada para este serviço. Desta forma, todas as mulheres devem procurar a unidade previamente e realizar seu agendamento para que possam realizar o procedimento.  

 

De acordo com o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, o exame é tranquilo e simples, e o resultado sai em torno de 21 dias. “Nós que fazemos parte da Secretaria de Saúde de Gravatá vamos realizar amanhã o Dia D para os exames citopatológicos em todas as USFs do município. É uma ação importante, já que diante desse exame vamos poder detectar alterações nas células do colo do útero. Essa é a principal estratégia para detectar lesões precocemente. Se houver alteração no exame, a Secretaria de Saúde irá realizar todo acompanhamento quanto aos protocolos que serão adotados em resposta à lesão encontrada. É necessário que as mulheres procurem previamente a Unidade através do seu agente ou até mesmo no local para que eles possam organizar a agenda e os agentes consigam realizar esse exame sem ter nenhum prejuízo em relação ao tempo de espera e nem com o número de mulheres contempladas”, disse.

 

Reportagem: Mathilde Souza

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS