Prefeitura de Gravatá realiza 1º Simpósio da Primeira Infância

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Encontro proporcionou conhecimentos sobre a primeira infância e os direitos das crianças em seu desenvolvimento

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou, nesta quinta-feira (12), o 1º Simpósio da Primeira Infância com o tema “Os direitos da criança repercutindo no seu desenvolvimento”.

A finalidade deste encontro é proporcionar à sociedade o conhecimento sobre esta fase do desenvolvimento infantil e os direitos das crianças.

O simpósio contou com a participação do coordenador do Programa Criança Feliz no município, Josinaldo Leão, da presidente do COMDICA, Irmã Velusia Rodrigues, do psicólogo Rivaldo Mendes, e da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes.

Além de reunir os visitadores do Programa Criança Feliz, representantes das escolas do município, dos CRAS e do serviço de convivência que ouviram com muita atenção todas as informações enriquecedoras passadas a eles sobre o tema.

Irmã Velusia Rodrigues, presidente do COMDICA, enfatiza a contribuição da gestão para o desenvolvimento infantil: “Cuidar da criança é cuidar de um todo. Se você salva a vida de uma criança, você está salvando a vida de uma família. Então, eu parabenizo a gestão por esse momento tão bom, de formar professores, educadores, pessoas que vão trabalhar com essas crianças para que nossas crianças sejam felizes e aí Gravatá será feliz”.

Em seguida, o psicólogo Rivaldo Mendes compartilhou sua análise da importância do simpósio: “A importância desse simpósio é trazer uma formação a essas pessoas que trabalham com a primeira infância, os aspectos, os desenvolvimentos, a importância da integração, de fortalecer esses vínculos dessas famílias e entendendo sua subjetividade e realidade sociais e compreender que cada criança tem seu potencial e são seres de direitos”.

O coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão, fala sobre as ações que acontecerão neste mês de agosto: “Durante esse mês nós vamos ter várias ações como oficinas, minicursos e vamos ter o encerramento que vamos convidar as cidades vizinhas para poder participar aqui em Gravatá e também poder mostrar os nossos resultados e fazer com que a gente possa crescer ainda mais com essas políticas públicas voltadas para a primeira infância. Isso é muito importante para a nossa cidade”.

Por fim, foram entregues os certificados de participação e a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, aproveitou o momento para ressaltar a importância da gestão priorizar o desenvolvimento das crianças: “O Programa Criança Feliz vem trabalhando a primeira infância. Trabalhar a primeira infância é trabalhar a dignidade, o respeito, o carinho, a atenção. É trabalhar o nosso compromisso que foi assumido com as pessoas. O prefeito Padre Joselito sempre bate na mesma tecla, vamos cuidar das pessoas, vamos cuidar da nossa gente. Cuidar da nossa gente começando com a primeira infância, com os jovens, com os adolescentes, com os idosos. Cuidar da primeira infância, cuidar da criança, é cuidar do broto, é cuidar da vida, porque lá na frente vamos colher flores e frutos. Por isso que a gente está aqui com o projeto do Programa Criança Feliz, cuidando das vidas que estão precisando do nosso serviço, do nosso compromisso”.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)