Prefeitura de Gravatá realiza 2a Audiência Pública da Saúde e de Planejamento e Orçamento na Câmara Municipal nesta quinta (30)

Publicado em 30 de setembro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Audiência Pública

Prestação de contas apresentou resultado positivo graças ao trabalho empenhado nas duas áreas pela gestão do prefeito Joselito Gomes 

 

Como política de transparência da atual gestão municipal de Gravatá, as Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Orçamento apresentaram, em Audiência Pública, as prestações de contas dos serviços referentes ao segundo quadrimestre de 2021 das duas pastas, que correspondem aos meses de maio a agosto. 

As apresentações, que aconteceram na manhã desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Gravatá, foram realizadas, no primeiro momento, por integrantes que compõem a Saúde do município. 

De forma inovadora e didática, o coordenador de Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, a diretora do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa (HMDPVP), Ana Araújo, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Tárcila Saborido, apresentaram o balanço em cada uma das áreas de responsabilidade. 

Na mesa, estavam o secretário Municipal de Saúde de Gravatá, José Edson, e a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, que faziam intervenções em alguns momentos. 

Além de secretários municipais e executivos, na plateia estavam integrantes da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil gravataense. 

Os vereadores Gil Dantas, Neném de Uruçu, Nego Suíno, Nino da Gaiola, Régis da Compesa, Tadeuzinho e Zé da Saúde estiveram presentes nas duas audiências. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Gravatá, o vereador Léo do Ar, também esteve presente na segunda audiência e falou em nome do poder legislativo da cidade. “É muito importante que os vereadores que fazem a Casa Elias Torres participarem de um momento como esse, para quando chegarem em uma reunião ordinária ou extraordinária saberem o que estão debatendo. O vereador presente obtém informações e delas faz o debate no plenário da Câmara. Por isso pedimos que os vereadores participem, porque só assim eles saberão debater as proposições e proposituras do bem comum da qualidade de vida do nosso povo”. 

 

Um dos destaques da apresentação da Saúde foi para o trabalho da Ouvidoria do SUS de Gravatá, que recebeu 75% de elogios da população que participou de forma espontânea das pesquisas espalhadas nas unidades de saúde. 

 

Quem confirma isso é Antônio da Silva, de 50 anos, que trabalha com serviços gerais. Ele passava em frente à Câmara e quis dar o depoimento sobre o atendimento atual da saúde de Gravatá. “Estou sendo muito bem tratado pela Saúde do município, pois estou passando por tratamento com fisioterapia. Somos muito bem tratados e preciso parabenizar o pessoal da secretaria, nas pessoas de Frailan e de Maria, que tratam a pessoa muito bem. A saúde de Gravatá está bem melhor do que nos anos anteriores. Aqui não tem política, eu quis dar meu depoimento por causa do trabalho que está sendo feito”.

 

O secretário de Saúde, José Edson, falou sobre alguns destaques do que foi apresentado na audiência. “A atenção especializada que colocamos para funcionar e de alta complexidade, com a UTI, são dois destaques da Saúde neste segundo quadrimestre, além da Vigilância em Saúde, pois ela é importante para fazer o acompanhamento de todas as doenças que estão acontecendo e que poderão acontecer, a gente vai poder barrar essa evolução dessa doença que, por ventura, venha se instalar no município através de um novo mecanismo, que é o georeferenciamento de território. A prioridade que o prefeito Joselito deu à Secretaria de Saúde rendeu o maior investimento de todos os tempos, sendo o mínimo permitido de 15%, mas alcançamos 20,29%. Portanto, é importante ressaltar que a gestão municipal tem o compromisso com as pessoas de realizar tudo o que foi prometido na campanha”. 

 

No segundo momento, houve a apresentação da prestação de contas da Secretaria de Planejamento e Orçamento, pelo secretário da pasta, Vital Medeiros, que falou sobre os investimentos que interferem diretamente em todos os setores da gestão municipal.

Dessa vez, compuseram a mesa a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Saúde, José Edson, a secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Márcia André, e a estagiária de Direito da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Maria Eduarda.

 

Vital Medeiros falou sobre os destaques da apresentação dele para a sociedade gravataense. “O prefeito Joselito tem tido a sintonia com a acessibilidade e opinião pública. Nós estamos nessa audiência transmitindo para a sociedade tudo o que foi arrecadado, onde foi aplicado, é uma forma transparente de gestão. Então a Câmara de Vereadores abre esse espaço e quero agradecer a todos que deram sua contribuição para que esta audiência, junto com a população, ocorresse de maneira transparente, aberta, com as pessoas opinando e mostrando o que foi feito entre maio e agosto. O prefeito Joselito está cumprindo a sua missão de realizar um governo com transparência”.  

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS