A celebração acontecerá no dia 13 de setembro e os interessados em realizar esse sonho de forma gratuita devem se dirigir ao Fórum com as documentações até o final de agosto
O Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução e Conflitos (NUPEMEC) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Gravatá, realizará uma ação de cidadania denominada “Casamento Coletivo Gratuito” para a população da cidade que não possuem meios financeiros para arcar com os custos do casamento civil.
Na manhã desta terça-feira (09), a Juíza de Direito Dra. Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, recebeu a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa – SECOM, para divulgar essa ação.
De acordo com a juíza, tem sido um aprendizado poder divulgar os projetos da justiça, porque desde que assumiu a coordenadoria do Centro de Cidadania de Resolução de Conflitos foi verificada a importância de fazer os projetos sociais e não só fazer, como também divulgá-los com antecedência.
A ideia do casamento comunitário é também chegar próximo das pessoas, buscar propiciar projetos sociais que auxiliem aqueles que estão interessados, agora, em realizar o casamento de forma gratuita.
Para a Dra. Brenda Azevedo, é gratificante poder realizar os sonhos dos cidadãos com o casamento comunitário. “É muito bom. Acho que quando a gente escolhe ser juíza acho que o primeiro passo é essa vontade de poder ajudar porque diariamente. Fazemos isso resolvendo os problemas das pessoas no processo e na verdade o casamento é algo muito melhor porque estamos celebrando alegria, felicidade, regularizando a vida daquelas pessoas. Então, é super gratificante para mim como juíza e como celebrante do casamento”.
Em parceria com a Prefeitura de Gravatá que vai ofertar o cerimonial e a decoração do casamento comunitário que acontecerá no dia 13 de setembro. É um evento especial para 30 casais que acontecerá às 09h no salão do júri do Fórum Desembargador Pedro Ribeiro Malta, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, s/n. Os interessados têm até o final de agosto para levar a documentação no Fórum do município.
A juíza de direito do Fórum da Comarca de Gravatá faz o convite a toda população gravataense: “Eu queria comunicar a todos que dia 13 de setembro deste ano vamos celebrar aqui no Fórum com uma mini celebração com o cerimonial, decoração, uma mini recepção que vai ser o comunitário para 30 pessoas. Atualmente já tem 21 inscritos e faltam 9 vagas, que poderão vir aqui no Fórum até o final do mês trazendo toda documentação para que possa participar desse evento que eu acho que vai ser muito legal”.
Além disso, a Dra. Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, juíza de direito, comenta sobre essa parceria com a Prefeitura de Gravatá: “Eu queria aproveitar para informar e agradecer a Prefeitura de Gravatá que está em parceria conosco com esse casamento que vai viabilizar uma mini decoração, um cerimonial, então aqui são dois poderes. Eu falo sempre que aqui é importante se unir em prol dos cidadãos de Gravatá. Então, queria agradecer a prefeitura e reforçar que eles estarão conosco nesse evento”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)