Objetivo do encontro é intensificar a humanização no atendimento às pessoas LGBTQIAPN+ da rede de saúde do município
Ainda dentro das ações alusivas ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é celebrado em 29 de janeiro, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã da terça (31), uma palestra aos enfermeiros e médicos da Atenção Básica do município, no auditório da ACIAG.
Com o objetivo de promover a intensificação da humanização no atendimento às pessoas trans nas unidades de saúde, o evento trouxe uma palestra de Helison Ferreira, coordenador de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde de Caruaru, que ressaltou que “a temática trabalhada é ‘integridade e equidade no atendimento à população trans no tocante à saúde’ visa enfatizar a importância de um atendimento humanizado para todas as pessoas trans para que possam ser acolhidas da melhor forma no SUS.”
A mesa foi formada pelo prefeito Joselito Gomes, pela secretária da Mulher, Ester Gomes, pelo secretário de Saúde, Anderson Oliveira, além do palestrante Helison Ferreira e das representantes da comunidade LGBTQIAPN+, Priscylla Leão, Stella Sahat e Jakeline Rocha.
Stella Sahat, nome drag de Nivaldo Belo, professor, ressaltou a importância da gestão investir em humanização no atendimento às pessoas trans. “Os serviços públicos ainda estão caminhando, mas na gestão que temos hoje, estamos vendo que há uma abertura, coisa que a gente não tinha em outras gestões, uma abertura concreta, porque não adianta fazer o Dia da Visibilidade, você tem que ter ações que promovam essa visibilidade.”
A secretária Ester Gomes, responsável pela pasta da SECMULHER, complementa “a gente acredita da conscientização e no resultado a partir de ações conjuntas. Essa é mais uma, promovida pela gestão pública municipal, numa parceria entre SECMULHER e Secretaria de Saúde para dar essa visibilidade necessária a essa parcela da população.”
O gestor municipal, Joselito Gomes, fala sobre a inserção das pessoas trans na administração pública municipal. “No último dia 29 de janeiro foi o Dia da Visibilidade Trans. Hoje temos um encontro porque fazemos esforços para que nossa gestão seja inclusiva e, pensando na pessoa trans, não apenas fora da gestão, mas também temos pessoas trans dentro da gestão. Isso é importantes porque somos diferentes, plurais e precisamos das atenção ao outro. Assim caminhamos com compromisso com todas as pessoas.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)